Coorperativismo

5984 palavras 24 páginas
1
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O COOPERATIVISMO AGRÁRIO
BRASILEIRO.
Miguel Henrique da Cunha Filho
José César Vieira Pinheiro

RESUMO:
O objetivo deste trabalho é o de apresentar algumas considerações sobre o cooperativismo brasileiro, especialmente o agrário, discutindo como se apresentou essa forma de organização, o ambiente institucional e suas relações com o Estado, na tentativa de consolidar um modelo de desenvolvimento para o meio rural brasileiro, através dos instrumentos oficiais de crédito, via cooperativas. Como método de pesquisa, utilizou-se a teoria da Organização Industrial, sendo feita uma revisão bibliográfica em vários trabalhos que tratam do referido tema.
Conclui-se que, o Estado através de legislações específicas atuou de forma intervencionista na organização das cooperativas e que as várias tentativas de desenvolvimento do meio rural brasileiro, com a participação do Estado, através da concessão de crédito rural, em sua maioria, não obtiveram êxito. Pois, havia pouca articulação entre os organismos públicos nacionais executores, com as comunidades e os governos locais. Por outro lado, alguns acontecimentos importantes modificaram as relações do Estado frente às cooperativas brasileiras e, obrigaram essas organizações a buscarem novas formas de atuação.
Palavras-chave: Cooperativismo, crédito rural, Estado.
1 - INTRODUÇÃO:
As formas de cooperação existentes antes do século XIX, caracterizavam-se por uma cooperação informal e assistemática, onde o bem-estar do indivíduo e da família se sobrepunha ao interesse da produção, como as formas de ajuda mútuas existentes entre a população rural de vários países. A partir da segunda metade do séc. XVIII foi constituído e aperfeiçoado um novo modelo conceitual de cooperação, com base na vivência concreta e inspirada nas orientações e nas doutrinas definidas pelos precursores do cooperativismo, até a fundação da cooperativa Matriz de Rochdale, em 1844, na Inglaterra, durante o período da chamada Revolução

Relacionados

  • Responsabilidade civil nas sociedades de advogados
    1705 palavras | 7 páginas
  • Cooperativas
    2472 palavras | 10 páginas
  • A COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS DO NOROESTE DE MATO GROSSO E O PROGRAMA “CRESCER”: CONHECIMENTO, APLICABILIDADE E COOPERATIVISMO.
    11613 palavras | 47 páginas
  • CONSUMO E PRODUÇÃO DE LIXO
    12545 palavras | 51 páginas