Cooperativa Carimel

417 palavras 2 páginas
Cooperativa Carimel
A cooperativa Carimel teve inicio com 20 pessoas associadas localizavam-se as margens da BR 277 porem não teve grande sucesso no começo com a forma de sociedade com que foi conduzida, a cooperativa entrou em decadência mas a presidente do movimento resolveu mudar seu escritório para perto do centro e estimulou os sócios a continuar com a ideia do negocio,daí a cooperativa se organizou de melhor forma e o negocio deu certo, hoje esta cooperativa é constituída por 72 pessoas associadas e conta com 7 barracões para separação do material e prensagem do mesmo, todas as pessoas que trabalham na cooperativa são sócios.
A cooperativa é subdividida nas tarefas primaria exemplo:
Cada barracão tem seu líder e seus próprios catadores esses são responsáveis pela separação e prensagem do material. Para fazer a venda, os barracões juntam o que foi processado e fazem a venda com um melhor preço, satisfazendo a todos os associados.
Nos lucros finais cada grupo recebe conforme o tanto que foi repassado de material processado para a venda. A compradora de todo este material é a empresa CSM localizada na cidade de Curitiba.
A cooperativa possui uma prensa de papel onde tem capacidade de processar 10.000Kg /diários e uma prensa de alumínio que forma blocos de 17 a 18 kg cada, a cooperativa fornece em torno de 5.000kg de alumínio por mês, este material segundo a presidente da cooperativa é o que mais rentabilidade da a cooperativa a produção total da cooperativa chega a 300 toneladas por mês repassadas a empresa CSM.
Em um dos barracões da cooperativa a equipe é formada por mulheres de idade, mulheres de rua e deficientes que necessitavam de um trabalho porem sem oportunidades na sociedade. Vendo a situação e necessidade de ampliação à cooperativa e a prefeitura se mobilizaram e convidaram algumas destas pessoas a ajudar na separação do lixo e prensagem, e nos dias de hoje o grupo tem um melhor padrão de vida, retirado da

Relacionados