coonteporaneo

2341 palavras 10 páginas
ATPS - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

Relações entre o texto da questão social no Brasil e o filme sugerido Tempos Modernos

O filme retrata a história de um trabalhador que por seu trabalho repetitivo em uma grande fábrica, contrai um elevado nível de stress, ocasionando a diminuição de realização e produtividade profissional, devido a este estado teve como consequência: o desemprego, acarretando a fome e a miséria. Mais uma questão social elencada no contexto histórico do filme destaca-se a personagem, uma jovem menina do cais que também por não ter uma estrutura de vida estabilizada, ou seja, falta de moradia e desemprego, começa a passar fome e tende a roubar.
Devido à crise de superprodução industrial surgiu a emergência do serviço Social, que aparecera na década de 30. Quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país, esta profissão se correlacionou com a articulação de poderes dominantes, ou seja, (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja católico e Estado). Na época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e parar qualquer possibilidade de crescimento do comunismo no país, por sua vez foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252, assim mantendo um viés conservador, de controle de classes trabalhadoras, desde o surgimento até a década de 1970.
O empobrecimento de classe trabalhadora com a consolidação e a expansão do capitalismo foram inseridos pela questão do serviço social desde o início do século XVIII, com o quadro de lutas e reconhecimento dos direitos sociais e das políticas públicas correspondentes, além dos espaços das organizações e do movimento por cidadania social.
Dentre esses direitos sociais incluem: educação, saúde, moradia, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção maternidade e à infância e assistência aos desamparados (art.6°). Essa combinação de direitos humanos e de direitos do cidadão, lutando

Relacionados