Convite a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MINÉRIO
SUMÁRIO

1 Introdução ............................................................................................4
2 Concentração Gravítica ......................................................................5
3 Separação Magnética ..........................................................................16
4Flotação..................................................................................................19
5 Seleção Manual.....................................................................................22
6 Consideraçoes Finais............................................................................23
7 Referencias............................................................................................24

1. INTRODUÇÃO

Aseparação de minerais exige que haja uma diferença física ou físico-química entre o mineral de interesse e os demais e pode ser fácil ou muito complexa, dependendo do minério.
Duas propriedades físicas são as mais utilizadas na separação ou concentração de minerais: diferença de densidade e diferença susceptibilidade magnética.
Quando não existe diferença de propriedade física entre osminerais que se que separar, utiliza-se de técnicas que tomam como base propriedades físico-químicas de superfície dos minerais. A técnica mais amplamente utilizada neste caso é a flotação.
Não se pode esquecer de mencionar que é possível, também, concentrar determinado bem mineral de um minério por seleção manual, comum, até hoje, em alguns garimpos.
A seguir serão apresentados resumos explicativossobre o que são os principais métodos de concentração e, posteriormente, quais são mais aplicáveis aos minerais industriais, agregados para construção civil, diamante e gemas.

2. CONCENTRAÇÃO GRAVÍTICA
O uso de processos gravíticos para a recuperação de ouro era praticado pelos egípcios 400 anos antes de Cristo.
_ 1943 – Espiral de Humpherys
_ 1980 – Concentrador Centrífugo
Geralmente, aConcentração Gravítica é utilizada no tratamento de partículas grossas, porém em alguns casos podem ser partículas abaixo de 50 μm.
A densidade das partículas é bastante variável podendo tratar de minerais como a galena (d=7,5 t/m3) até o carvão (d=1,3 t/m3).
Densidades: Hematita _ 5,011 t/m3
Quartzo _ 2,650 t/m3
A Concentração Gravítica pode ser definida como um processo no qual partículas dediferentes densidades, tamanhos e formas são separadas uma das outras por ação da força de gravidade e/ou centrífuga Mecanismos elementar _ movimento das partículas em meio fluido.
Separação/concentração gravítica ou gravimétrica: método que apresenta bons resultados com baixo custo. O processo se baseia na diferença de densidade existente entre os minerais presentes, utilizando-se de um meiofluido (água ou ar) para efetivar a separação/concentração, os equipamentos tradicionalmente utilizados são os jigues, mesas vibratórias, espirais, cones e “sluices”. O método é adotado na produção de ouro, ilmenita, zirconita, monazita, cromita, cassiterita etc.
Os principais mecanismos atuantes no processo de concentração gravítica(1-6) são os seguintes : aceleração diferencial, sedimentaçãoretardada, velocidade diferencial em escoamento laminar, consolidação intersticial, ação de forças cisalhantes.

EQUIPAMENTOS GRAVÍTICOS:
Calha Simples(3,8)
O uso de calha concentradora (sluice box) para o tratamento de cascalhos auríferos já era disseminado desde o século XVI, conforme atestou Agrícola, descrevendo vários modelos de calhas em seu trabalho "De Re Metálica" publicado em 1556. Ascalhas são aplicadas até hoje, em várias partes do mundo, à concentração de aluviões auríferos. No Sudeste Asiático as calhas presentes nas instalações de concentração de cassiterita aluvionar são referidas como palongs, diferenciando-se das calhas comuns, à primeira vista, pelo longo comprimento, variando de 50 a 300 m. Uma calha (Figura 6.2) consiste essencialmente de uma canaleta inclinada,...
tracking img