Convidar amigos para o wish

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Marketing

No desenvolvimento da função de marketing é importante planificar, identificando-se e prevendo-se as situções que possam ameaçar o sucesso da estratégia, mesmo que, pareçam insignificantes.
O Plano de Marketing deve ser entendido como um complemento ao Plano de negócios e como um instrumento indespensável ao desenvolvimento da empresa.
O planemaento de marketingdivide-se em duas etapas: a Análise de Mercado e a Planificação de Marketing. A primeira tem como principal objectivo sistematizar toda a informação necessária para o desenvolvimento dos objectivos. Para se obter uma estratégia correcta é necessário ter um correcto conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos, dos seus mercados, da sua concorrência e das tendências de evolução. Dentro destaetapa encontram-se duas fases: o Desenvolvimento dos Objevtivos e a Identificação das Oportunidades. Na primeira fase é definido claramente as linhas de produtos, os segmentos de mercado a atingir e as estratégias da concorrência. o conjugar destes factores cria as condições para identificar as ameaças e as oportunidades, potenciais ou reais, que vão determinar toda a planificação de marketing.Dentro da Panificação de marketing (2ª etapa) encontram-se também duas fases: A Formulação Estratégica de Marketing e o Desenvolvimento do Plano. Na primeira fase constrói-se a estratégia propriamente dita, aproveitando as oportunidades e minimizando as ameças. Só depois se passa ao terreno operacional, definindo-se o próprio Plano de Marketing.


1ª Etapa: Análise de Mercado

Fase 1:Desenvolvimento dos objectivos

Os objectivos de uma empresa devem ser escolhidos de acordo com o sector de actividade e características dos mercados em que a empresa vai actuar, do perfil e desempenho da concorrência e das características do negócio em si. A defenição dos objectivos de marketing devem ter em conta o cliente e alguns dos aspectos relacionados com este tais como: as suas necessiades,motivações de compra, a hierarquia das suas decisões ou importancia que dá à relação preço/qualidade.
Torna-se necessário ter bem claro quais os produtos/serviços que serão disponibilizados para o mercado. Para tal é necessário obter bastante informação existente acerca desses produtos/serviços. Informação essa que provém de estudos feitos acerca do mercado, concorrentes e fornecedores e deestudos sobre a própria produção e capacidade de comercialização e distribuição.
Com a conjugação de todas estas informações já podem ser definidos com maior grau de fiabilidade os objectivos que a empresa se propõe a alcançar.

1º Passo: Identificação dos produtos ou serviços
Esta identificação não pode ser uma mera listagem, mas sim uma identificação critica das vantagens e dos atributos queos produtos/serviços têm para o cliente.
Esta fase de identificação dos produtos e serviços da empresa tem como objectivo agrupar produtos de um mesmo tipo para um mesmo mercado (linhas lógicas).
Para tal, convém começar por listá-los todos e depois a escolha dos factores a ter em conta no agrupamento dos produtos (segmento de clientes a quem se dirigem, a actuação da concorrência e o tipo deembalagem e os canais de distribuição) depende do tipo de mercado a que se destinam, das características do produto e do sector de actividade.

2º Passo: Compilar toda a informação necessária
Para caracterizar cada linha de produtos/serviços, como já foi dito anteriormente é necessário reunir um conjunto de dados relativos ao mercado, aos concorrentes, aos fornecedores e à própria produção.*Conhecer o mercado e as tendências: a definição do mercado alvo

O ponto de partida é a definição do mercado alvo, saber quem vai vender o quê, este passo é muito importante, pois basta uma má definição do mercado alvo para uma empresa fracassar. Um plano de marketing só pode ser elaborado quando estiver bem claro a quem se vai dirigir o produto ou serviço. Trata-se de definir o mercado...
tracking img