Oficina de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aulas:

Leitura Fundamental
Caderno de Atividades - Parte 1 Caderno de Atividades (PDF) Parte 1 Caderno de Atividades - Parte 2 Caderno de Atividades (PDF) Parte 2

Vídeo Aulas
Vídeo Aula 1 Vídeo Aula 2 Vídeo Aula 3 Vídeo Aula 4

Avaliação
Atividade Avaliativa
CertificadoOficina de Biologia
Atividade Avaliativa
Atividade Avaliativa - Tentativa 1
Question 1
Notas: 1 Nas zonasurbanas das grandes cidades, cada habitante produz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte desse material acaba sendo depositada em lixões ou aterros sanitários. Sobre esses dois métodos de destinação do lixo, pode-se dizer que
Escolher uma resposta. a. os lixões são mais indicados que os aterros apenas quando localizados fora do perímetro urbano e quando houver controle sobre o acesso depessoas.
b. lixões e aterros apresentam o inconveniente de inviabilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material.
c. os lixões mantêm o lixo exposto a céu aberto, atraindo animais e provocando mau cheiro. Quando cobertos com lona ou mantidos sob galpão, são denominados aterros sanitários.
d. os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nosaterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera.
e. os aterros apresentam a vantagem de minimizar o risco de transmissão de doenças, mas são desvantajosos porque não impedem a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
..Question 2
Notas: 1 Casos de leptospirose crescem na região
M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro emtratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranqüilidade e encontrou nos ratos, (…), os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, eles me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo…
(O Estado de S. Paulo, 31/07/1997)
Oito suspeitos de leptospirose
A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (…) transmitida pela urina de ratos contaminados.
(Folha de S. Paulo, 12/02/1999)
As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:
I.Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.
II.Oacúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.
III.O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.
IV.As pessoas que vivem na região assolada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose.
A sequência de fatos que relaciona corretamente aleptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores é:
Escolher uma resposta. a. I, II, III e IV
b. II, III, I e IV
c. IV, III, II e I
d. I, III, IV e II
e. II, IV, I e III
..Question 3
Notas: 1 Observe o esquema abaixo e assinale a alternativa que substitui corretamente as letras Z e X, respectivamente.

Escolher uma resposta. a. NADP e ADP + Pi.
b. ATP eOxigênio.
c. Clorofila e ATP.
d. Gás carbônico e água.
e. Oxigênio e ATP.
..Question 4
Notas: 1 (...) De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida.
… verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor de cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não sejapretensioso supor que foi um lapso - e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro da pesquisa biológica e médica muito além dos genomas e de seu sequenciamento (uma simples soletração). (...) LEITE, Marcelo. De volta ao sequenciamento. Folha de S. Paulo ñ 20/10/2002.
O autor refere-se às proteínas como “atores do drama molecular” e ao DNA como “diretor de cena”. Essa...
tracking img