Controle gerencial dos gastos e das informações contábeis por departamento na empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓLO - TENIR

TÍTULO

CONTROLE GERENCIAL DOS GASTOS E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS POR DEPARTAMENTO NA EMPRESA

Corumbá/MS
2011

Projeto de Pesquisa para fins de elaboração de um artigo como requisito do Módulo - Atividades Integradas – Unidade DidáticaMetodologia Científica do Curso de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Anhanguera – Uniderp, sob a orientação em tutoria na área de atividade CONTROLE GERENCIAL DOS GASTOS E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS POR DEPARTAMENTO NA EMPRESA da
Campo Grande/MS
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................PÁGINA
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA....................................................PÁGINA
JUSTIFICATIVA............................................................................PÁGINA
OBJETIVOS DA PESQUISA..........................................................PÁGINA
GERAL
ESPECÍFICOS
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...........................................................PÁGINAMETODOLOGIA.............................................................................PÁGINA
RESULATDOS ESPERADOS..........................................................PÁGINA
CRONOGRAMA.............................................................................PÁGINA
ORÇAMENTO............................................................................. ..PÁGINAREFERÊNCIAS..............................................................................PÁGINA
.ANEXO..........................................................................................PÁGINA

1. INTRODUÇÃO

Anteriormente a contabilidade era restrita e voltada para o cumprimento das normas legais. A preocupação era exclusiva para o planejamento e controle da empresa e dessa forma ter a certeza que asinformações eram confiáveis e dessa forma controlar melhor seu patrimônio.

Esse projeto está sendo feito para implementar o sistemas de informações nas empresas, auxiliando dessa formas os gestores e administradores na tomada de decisão.

Temos com esse projeto o intuito de focar na departamentalização dos gastos e a dessa forma mostrar aos gestores a importância desse sistema,tanto na tomada de decisões como nas análises das informações que esse sistema fornece. A importância do controle dos gastos em cada fase e/ou setor da área operacional.

O acompanhamento e conseqüentemente as tomadas de decisões baseados em informações confiáveis, garantem ao administrador uma gestão mais dinâmica, e com isso levar a alta direção soluções de problemas detectados comantecedência.

O sistema de gerenciamento dos custos por departamento mostra, acima de tudo, que esse sistema demonstra e orienta os gestores em prazos muito curto, o que possibilita flexibilizar as tomadas de decisões.

Outra fonte inesgotável de informações valiosas para a pesquisa será o uso da Internet, onde filtraremos os temas mais relevantes sobre o assunto.

O temaescolhido para a pesquisa se deu pelo fato de que, hoje em dia, as empresas estão usando cada vez mais informatizadas, diminuindo tempo para processamento das informações que serão gerados os relatórios gerenciais.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A contabilidade gerencial mudou radicalmente o modo de ver a contabilidade, passando dos registros e análise das transações financeiras para autilização da informação para decisões que possivelmente afetarão o futuro da empresa. Segundo Charles T. Horngren, 2000, p. 13:

“A contabilidade financeira e a contabilidade gerencial poderiam ser chamadas de contabilidade externa e interna, respectivamente, pois a contabilidade financeira enfatiza o preparo de relatórios de uma organização para usuários externos, como, por exemplo, as...
tracking img