Controle financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO FINANCEIRO
PROFESSORA LÍVIA PIRES

CONTROLE FINANCEIRO
FAXINÃO SERVIÇOS GERAIS LTDA.

Leon Dias Souza Tarradit
Vanessa Ferraz Durão Corrêa
Vinicius Sibanto Buna
Wellington Oliveira de Azevedo

Rio de Janeiro, fev. 2012.
1.0. Controle Financeiro – DefiniçõesControle financeiro é o conjunto de medidas tomadas ao longo do tempo a fim de controlar e analisar a condição financeira da empresa, a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa, ou seja, trata-se de um instrumento para análise e correção de todas as atitudes que levam à entrada e saída de dinheiro. O controle das finanças da empresa possibilita que a organização tenha consciência dasituação financeira real em que se encontra. Isto é, significa saber qual é o melhor momento para se realizar investimentos ou não. O processo de controle financeiro e fluxo de caixa baseiam-se no princípio de registro de contas. Então, primeiro devemos providenciar o registro das contas a pagar e a receber, registro de caixa das entradas e saídas, controle de estoque, controle bancário.
Ocontrole e uma boa gestão financeira permitem a manutenção da liquidez que significa que os recursos que entram no caixa da empresa serão suficientes para pagar seus compromissos.
Citam-se algumas das decisões tomadas pelos empreendedores que podem trazer impactos positivos e negativos para a empresa:

A) Decisões que acarretam impactos positivos:

* Redução de estoques de materiais oude mercadorias (estoques excedentes).
* Redução dos prazos de recebimentos de vendas, mediante aumento das vendas à vista e ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para reduzir os valores em atrasos com as vendas a prazo.
* Aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores.
* Entrada de novos recursos no caixa, mediante integralização de capital dos sócios e de vendas àvista de equipamentos ociosos.
* Aumento dos lucros.

B) Decisões que acarretam impactos negativos:

* Aumento de estoques, devido a compras excessivas ou queda nas vendas.
* Aumento dos prazos de vendas, com financiamentos da própria empresa.
* Aumento da inadimplência (clientes em atraso).
* Aumento das compras à vista.
* Aumento do tempo de fabricação.
*Retiradas de recursos para aplicações em outras atividades.
* Excesso de retiradas pelos sócios.
* Redução dos lucros mensais.

Todas essas decisões serão tomadas através de números e informações confiáveis que serão somente obtidos por meio dos controles financeiros. Desse modo se conclui que a principal finalidade destes controles é gerar informações úteis e confiáveis para o empresário tomardecisões.

2.0. Controles Financeiros Básicos

2.1.Controle Diário de Caixa

Registra todas as entradas e saídas de dinheiro, além de apurar o saldo existente no caixa. A principal finalidade do controle de caixa é verificar se não existem erros de registros ou desvios de recursos. O caixa é conferido diariamente, e as diferenças porventura existentes têm que ser apuradas no mesmo dia. Alémdisso, o controle de caixa fornece informações para: Controlar os valores depositados em bancos; Fazer pagamentos em dinheiro, quando há recursos disponíveis evitando com isso, despesas com CPMF; controlar e analisar as despesas pagas; fornecer dados para elaboração do fluxo de caixa.

2.2.Controle Bancário

É o registro diário de toda a movimentação bancária e do controle de saldosexistentes, ou seja, os depósitos e créditos na conta da empresa, bem como todos os pagamentos feitos por meios bancários e demais valores debitados em conta (tarifas bancárias, impostos, juros sobre saldo devedor, contas de energia, água e telefone, entre as principais). Tem como finalidades: a primeira consiste em confrontar os registros da empresa e os lançamentos gerados pelo banco, além de apurar as...
tracking img