Controle financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 ORGANIZAÇÃO E CONTROLE

Controle – do Latim contra mais rotulus, “rolo, escrito, registro”: “ação de verificar os escritos ou as contas dos rolos”. A tesouraria engloba as atividades de contasa pagar, contas a receber, fluxo de caixa, captação e aplicação de recursos financeiros. Contas a pagar e contas a receber representam o núcleo da tesouraria, já que toda organização tem essas duasfunções. Em toda tesouraria existe uma tendência natural ao surgimento de problemas operacionais, fato que exige medidas corretivas e preventivas.
Assim, a desorganização será usada num sentido amplo,pois inclui tudo aquilo que causa incômodos, insatisfações ou perdas. As causas da desorganização numa tesouraria podem ser internas ou externas.

2.0 As principais causas internas dedesorganização numa tesouraria são as seguintes:

Deficiência no processo de informatização: Neste caso podemos ter a tesouraria usando processos manuais no lugar de processos informatizados, mas também podeacontecer o contrário. Há também ocaso em que a informatização foi feita, porém de modo inapropriado. No caso de implantação de sistemas corporativos integrados (também denominados ERP’s), às vezes énecessária uma mudança nos padrões de operação da empresa, o que acaba não acontecendo e frustrando a obtenção dos resultados desejados com o novo sistema.
Pessoas de tesouraria com perfil inadequado paraa função: Com frequência encontramos pessoas trabalhando na tesouraria e que dizem ter “caído de pára-quedas” lá, dado que não tiveram o necessário preparo para fazer o trabalho. Outra situaçãofrequente é a da tesouraria que têm pessoas que aprenderam fazendo, mas que carecem de reciclagem ou mesmo de formação apropriada.
Falta de planejamento e controle nos processos: Contas a pagar e receber,sem qualquer tipo de planejamento contribuem para a criação de caos nas operações da tesouraria.
Inadequado entrosamento das atividades: Excessiva quantidade de pagamentos urgentes, pagamentos...
tracking img