Controle de temperatura em telhados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As edificações, não importam de qual tipo seja, estão expostas a diversas ações que ocorrem durante o dia, assim como vento, chuva, radiação solar. Essas ações variam muito ao longo do dia e do ano, de acordo com sua determinada região, em certos lugares a temperatura é muito elevada, em outros é muito baixa.
Por existir essas variações, antes do planejamento e projeto daconstrução, é de extrema importância o estudo do clima e das variações da região para um melhor aproveitamento do espaço e das mudanças climáticas. A partir desse estudo podemos dar inicio ao projeto, onde devem existir estruturas que controlem a temperatura para que no verão a edificação não fique muito aquecida e no inverno não fique muito fria.
A melhor forma de ter esse aproveitamento é nas coberturas,ou se for em uma região muito quente, em uma arquitetura mais ventilada, aberta.
Além do controle de temperatura, devemos ficar atentos na eficiência energética, que é quando usamos menos energia para fazer a mesma tarefa, o uso da eficiência energética não é apenas para reduzir o consumo de energia e pagar menos, mas também para diminuir a poluição e ter o controle térmico.

04
Controle deTemperatura em Coberturas

O mercado da construção civil oferece diversas formas de controlar a temperatura através das coberturas, algumas delas são:

Isolante Térmico (Manta)
* Manta Refletiva
A manta refletiva é composta por Kraft reforçado por trama de fios, pode ter apenas um lado refletivo com folha de alumínio ou os dois. É uma solução econômica e bem eficiente, refletindo cerca de95% da radiação solar no telhado.
Ela tem duas finalidades: no verão impede que as irradiações de calor cheguem ao ambiente, proporcionando um clima mais ameno, gerando economia de energia pelo pouco uso do ar condicionado. No inverno impede que o calor produzido no ambiente escape com facilidade, proporcionando temperatura agradável.
A manta é instalada entre os caibros e as ripas, sendonecessários alguns cuidados como:
1-Quando for desenrolar a manta refletiva nos caibros, se essa tiver apenas um lado refletivo, esse dever ser para baixo (dentro da casa), para não ofuscar o instalador e proteger a manta do acumulo de poeira, feito isso, prenda a manta com pregos nos caibros.
2-Utilize fita adesiva (refletiva) para sobreposições. Recomenda-se 10 cm de sobreposição.
3-Fixe oscontra-caibros aos caibros, mantendo a manta sobre eles. Esses podem ter espessura de 2cm para a saída de ar e calor.
4-Fixe as ripas sobre os contra-caibros.
5-Assente as telhas.


05
Cobertura Verde

O ecotelhado ou telhado verde é um jardim suspenso que pode ser instalado tanto em prédios com lajes ou em telhados convencionais como de telha cerâmica, fibrocimento, dentre outros.
Alem deajudar no controle da temperatura, o telhado verde também contribui para o controle do efeito estufa, a melhor qualidade do ar por meio da fotossíntese e a redução do escoamento de águas pluviais em vias publicas.
Existem diversos sistemas para implantar um telhado verde, porem, deve ter muito cuidado para que ele não traga grandes transtornos, a atenção deve ser voltada para a forma que ele seráimpermeabilizado, e como será o escoamento de água para que não ocorra transbordamento e nem infiltrações; as lajes, vigas e pilares além de ser resistente a edificação, devem ser resistentes ao acumulo de água assim como ao peso das plantas e ao seu sistema de drenagem.
Telhados verdes podem ser extensivos ou intensivos. Os extensivos são mais leves, com espessura do substrato de 5 cm a 15 cm. Demanutenção mais baixa, são compostos de espécies vegetais herbáceas e gramíneas, na maioria dos casos. De acordo com a Igra (International Green Roof Association), a sobrecarga total da cobertura pode variar de 60 kgf a 150 kgf/m2. Já os intensivos funcionam como jardins suspensos. São coberturas mais pesadas, cuja espessura do substrato fica entre 15 cm e 50 cm, em que se utilizam plantas...
tracking img