Coraline e o mundo secreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CORALINE E O MUNDO SECRETO

Resumo

Neste trabalho faremos a análise psicanalítica cinematográfica do filme “Coraline e o Mundo Secreto” a partir da perspectiva winnicottiana.
O filme “Coraline e o Mundo Secreto” tem a estrutura de um conto de fada. Analisando o filme e a teoria winnicottiana podemos demonstrar que contos de fada são ferramentas para a elaboração do conflito infantil emrelação à mãe idealizada e a mãe suficientemente boa.

Palavras-chave

Coraline, mãe suficientemente boa, holding,
handling, objeto, objeto transicional.

Abstract

In this paper we present the cinematographic psychoanalysis of the “Coraline“ stop motion animated movie, based on Winnicottian approach.
Coraline movie counts on a fairy tale structure. On analyzing both the movie and theWinnicottian theory we can demonstrate that fairy tales are tools used to elaborate infant conflicts related to the ideal mother and the good enough mother.
 
Keywords

Coraline, good enough mother, holding,
handling, object, transitional object.


O filme Coraline nos mostra claramente a teoria de Winnicott e nos permite visualizar as figuras da mãe idealizada e da mãe suficientemente boa deforma bastante clara.
É possível através de contos de fada fazer com que as crianças elaborem o conflito em relação à mãe idealizada e a mãe suficientemente boa, pois trata-se de dramas maternos nos quais bruxas, fadas madrinhas e outras figuras do sexo feminino representam as diversas dimensões da figura materna, e permitem à criança, amar, odiar, lutar e compartilhar ações com estes personagens,elaborar seus conflitos em relação a esta figura tão central em sua vida: sua mãe. E, Coraline e o Mundo Secreto permite essa vivência de forma clara e agradável.
Coraline está em processo de amadurecimento e quer exclusividade de sua mãe, esta não pode dispensar toda atenção que Coraline pede pois está atarefada com o trabalho. Em Winnicott (1975) no processo de amadurecimento da criança a mãesuficientemente boa adapta-se cada vez menos às necessidades da criança, e esta vai adquirindo a capacidade de lidar com o fracasso dela e passa a ter a oportunidade de lidar com objetos reais com sentimentos de amor e ódio. A mãe de Coraline pode ser considerada uma mãe suficientemente boa, pois permite que Coraline desenvolva essas capacidades citadas em Winnicott ( 1975).
Em Winnicott (2006) amãe suficientemente boa é a que compreende e se adapta as necessidades da criança, como por exemplo, no momento em que Coraline pede a ajuda da mãe para abrir a porta e esta vai ajudá-la e explica o porquê da porta estar fechada e num outro momento do filme quando a mãe sai com Coraline para comprar o uniforme escolar.
No caso da porta podemos entender que esta permite o acesso ao inconsciente deCoraline e ao estar acompanhada da mãe a menina cria uma barreira de tijolos, pois seu conflito é com a mãe. Ao se ver sozinha Coraline consegue abrir a porta e visualizar uma passagem, que se assemelha ao útero materno, e ao atravessá-la “nascerá” numa realidade bem mais agradável. Neste momento seu inconsciente à leva a um mundo secreto cheio de fantasias onde ela se depara com uma mãe dispostaa satisfazê-la sempre.
De acordo com a teoria de Winnicott (1975), pode-se dizer que Coraline cria a ilusão de que sua verdadeira mãe é uma mãe má, pois não se adapta sempre as suas necessidades e que a outra mãe, a mãe idealizada é boa, pois identifica suas necessidades e as satisfaz prontamente.
Nesta outra realidade a mãe idealizada faz tudo de acordo com o que Coraline espera, e apósalgumas visitas a essa mãe, Coraline recebe o convite para ficar neste mundo com a condição de costurar botões no lugar dos olhos. Os olhos representam os espelhos da alma e podemos entender que os personagens com botões no lugar dos olhos enxergavam o mundo sem afeto, sem sentimentos, sem alma. Este é o preço de um mundo e de uma mãe perfeita.
Quando recusa o convite e tenta voltar Coraline se...
tracking img