Controle de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS
AMANDA BARAUS BACILA
CAMILA ZANDER SANTOS
IANES MENON
NELLIANE MAÍRA CALARI BARBOSA

CONTROLE DE QUALIDADE

PONTA GROSSA
MAIO/2011
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS
AMANDA BARAUS BACILA
CAMILA ZANDER SANTOS
IANES MENON
NELLIANE MAÍRA CALARI BARBOSA

CONTROLE DE QUALIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Controle de Qualidade como parte deavaliação, para obtenção de nota parcial.
Dra Profª: Roberta Cristiane Catelli Baglie

PONTA GROSSA
MAIO/2011
1 OBJETIVO
Avaliar o controle de qualidade da apresentação em comprimido do fármaco estolato de eritromicina, através dos seguintes métodos: peso médio, cromatografia em camada delgada e determinação da potência.

2 JUSTIFICATIVA
O presente trabalho busca pesquisar e avaliar os métodosutilizados no controle de qualidade para a fórmula farmacêutica do farmaco estolato de eritromicina.

1 INTRODUÇÃO

A análise de medicamentos é realizada rotineiramente pelos laboratórios da indústria farmacêutica por ser importante para garantir a qualidade do produto e para maior segurança aos seus usuários.
A adulteração e falsificação de medicamentos têm crescido significativamente com o aumentodo consumo e da rentabilidade na área. Esse problema atinge o mundo todo e uma das formas de combatê-lo é detectando os produtos que não atendam às especificações de qualidade.
Quando se fala a respeito de controle de qualidade de medicamentos, este se torna um atributo de caráter não apenas comercial, mas também legal, ético e moral. Assim, enquanto qualidade, para muitos produtos, é uma questãode competitividade, no campo da Saúde deve ser obrigatoriamente atendida. As especificações de qualidade consideradas imprescindíveis, se não cumpridas, podem acarretar sérias implicações (GONÇALVES, FIGUEIREDO, 2010).
Na produção de medicamentos, nenhum ponto é mais importante do que outro. Como visto apesar das empresas estarem buscando aumentar a qualidade de seus processos industriais, deixarde lado aspectos simples acarretam problemas que possibilitam o prejuízo de um determinado esquema terapêutico ou da apresentação de seu produto a população. A confecção de um laudo consistente e completo também não pode ser desconsiderado, pois cada vez é mais necessária a confirmação da qualidade de produtos em geral por órgãos independentes. Isso inclusive auxilia no aumento da credibilidadedas empresas junto à população em geral (MELO et al, 2006).
É importante destacar que as condições de transporte e armazenagem de um produto também afetam sua estabilidade. Porém, não há como prever os locais e condições onde serão armazenados os medicamentos após serem distribuídos. Assim, é obrigação de qualquer indústria selecionar as melhores embalagens possíveis que garantirão estabilidade nasmais diversas condições (MELO et al, 2006).
Relacionado aos comprimidos, forma farmacêutica sólida escolhida para realização deste trabalho, sabe-se que os mesmos são normalmente preparados com auxílio de adjuvantes farmacêuticos adequados (excipientes) e estes podem variar de tamanho, forma, peso, dureza, espessura, características de desintegração e outros aspectos, dependendo do uso a que sedestinam. A maioria dos comprimidos são administrados por via oral e muitos deles são preparados com corantes e revestimentos de vários tipos e são preparados principalmente por compressão e um pequeno número é preparado por moldagem. O processo de compressão requer máquinas capazes de exercer grande pressão para compactar o material em pó ou granulado, com matrizes e punções. As prensas paracomprimidos são equipamentos pesados de diversas capacidades, selecionados de acordo com o tipo de comprimido a ser fabricado e com a velocidade de produção desejada. Os comprimidos moldados são preparados em máquinas ou manualmente, forçando o material umedecido no molde; a seguir, é retirado desse molde e posto pra secar (FRIEDICH et al, 2002).
Recentemente a sociedade brasileira tem sido abalada...
tracking img