Controle de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Controle de Qualidade 100%
Empresas que optam por um controle de qualidade, geralmente adotam o ISO (International Organization for Standardization).  É um grupo de normas técnicas queestabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. Estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação doscolaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

2.1. Vantagem
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maiororganização, produtividade e credibilidade, elementos facilmente identificáveis pelos clientes, redução dos custos internos, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processosorganizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

2.2. Desvantagens
 Tempo necessário para desenvolver o sistema, os custos para implementar emantê-lo, a inflexibilidade e burocracia, a dificuldade de implantação, em especial para determinados tipos de organizações, o ressentimento que as mudanças requeridas causem em certos casos, as mudançasnecessárias podem ser contrárias ou conflitantes com a cultura existente na empresa.
Numa pesquisa realizada por Eliane Lobato Peixoto Borges, técnica do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro ePequenas Empresas) foram questionadas 271 empresas certificadas ou em processo de certificação, obtendo um retorno de 40,6% delas, num total de 110 empresas, as quais apontaram os seguintesinconvenientes: o fato de ser trabalhoso, contínuo e dinâmico, tempo perdido na conscientização, resistência a mudanças, existência de pouca cultura para a qualidade, entendimento dos requisitos e obtenção...
tracking img