Controle de pragas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução




Se procurarmos no dicionário o significado da palavra Poluição veremos que poluição é qualquer degradação (deterioração, estrago) das condições ambientais, do habitat de uma coletividade humana, ou seja, uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais.

De acordo com a legislação brasileira, impacto ambiental é qualqueratividade humana que gere alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, afetando direta ou indiretamente a saúde, segurança, bem estar da população, fauna e flora, qualidade ambiental.

Neste caso, uma unidade armazenadora “afeta” o habitat humano com dois tipos de impactos, o positivo, como por exemplo, mais emprego, maior giro de circulação, e o negativo, como porexemplo o fato de lançar material particulado no ar.

Assim sendo, os impactos ambientais são classificados de acordo com alguns critérios, são eles: (a) Ordem- diretos ou indiretos; (b) Valor- Benéfico ou adverso; (c) Dinâmica-Temporário, cíclico ou permanente; (d) espaço- Local, Regional ou estratégico; (e) Horizonte temporal- Curto; Médio ou Longo prazo e por fim (f) Plástica reversível ouirreversível buscando sempre minimizar os impactos ambientais negativo e maximizar a renda

a. Impactos Negativos

Conforme vimos acima, quando maior a “distância” entre os impactos negativos e os positivos, melhor será a unidade armazenadora, Assim sendo, analogamente, quanto maior a unidade armazenadora, maior será a quantidade de empregos por ela gerada, e consequentemente,maior o dano ambiental. Portanto, para tal trabalho, Iremos considerar uma unidade armazenadora do tipo Granel de médio ou grande porte.

A Emissão de Material particulado, termo utilizado para uma mistura de muitas partículas sólidas( Poeira e Fuligem) ou líquidas(Névoa e Neblina), pelo tipo cascata, instalando ventiladores de exaustão junto a base do secador, por exemplo, é um dano negativo,devido a deposição de partículas, afetando assim as condições de visibilidade, o clima, e diminuindo a incidência sobre a superfície terrestre.

Caso se queime Lenhas verdes, a mesma emitirá odores não desejáveis, gerada pela condensação da linha de combustão da mesma. Existe também a poluição devido aos Ruídos, gerada principalmente pelo funcionamento dos elevadores na hora de transportar osgrãos, concentração de Roedores e insetos na redondeza da unidade.

No brasil, a principal fonte de produção de energia calorífica é a lenha, e em algumas regiões vem de reservas naturais, fazendo com que na instalação desta unidade acabe se utilizando recursos florestais, afetando assim a fauna e a flora presente naquela região.

b. Impactos Positivos

Dentre os impactospositivos temos:

A agregração do produto Regional, já que com a existência desta a unidade não existe mais a necessidade da produção ser transportada para outros lugares, e como a maioria das transportadoras utilizam caminhões, acarretará na dimunição do fluxo de Caminhões nas malhas rodoviárias, trazendo assim mais empregos diretos ou indiretamente, pois existirá: gerentes operacionais, vigilantes,auxiliar de serviços gerais, além da redução das quantidades de produtos deteriorado/perdido ao longo do tempo.

Por este motivo que temos que ter um certo cuidado referentes a grãos e a unidade armazenadora, fato este que será abordado nos outros tópicos seguinte.







2. Cuidados No Armazenamento em UBS





As seguintes situações são fatores que causam problemasno armazenamento e, portanto, certos cuidados são necessários:
- Sementes não são convenientemente secas
- Sementes de baixa qualidade são armazenadas
- Sementes de “vida curta” /sementes “recalcitrantes” são armazenadas inadequadamente
- Sementes são armazenadas úmidas, em lugares sem ventilação e quentes.
- Sementes são armazenadas por longos períodos
De forma...
tracking img