Controle de demanda de energia eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |Controle de Demanda de Energia Elétrica |
|ISSN: 1984-3151 |Control of Eletric Power Demand |

Fernando Silva Ozur1; Thiago Henrique Pereira2;
Joana D’Arque da Silva Correa3.Recebido em: 30/11/2011 - Aprovado em: 20/12/2011 - Disponibilizado em: 30/12/1011

Resumo: Este artigo tem como objetivo estudar o gerenciamento da energia elétrica, demonstrando porque este procedimento vem se tornando uma necessidade para as empresas interessadas em reduzir custos. São enfocadas nesta pesquisa as principais características dos sistemas tarifários, importantes para a análisedas contas de energia. Abordam-se também os principais aspectos que devem ser considerados na avaliação de sistemas de gerenciamento. Os principais pontos de preocupação por parte das diversas unidades consumidoras, e que ocasionam a procura pelo estudo aqui descrito são: o aumento das multas e ajustes de tarifas cobrados pelas concessionárias, necessidade de aumento da produtividade através dadiminuição de interrupções e acréscimo da vida útil dos equipamentos instalados nas subestações.
Palavras-chave: Tarifação, Gerenciamento, Controle de Demanda.

Abstract: This project has as objective to study the management of the electric energy, demonstrating the reason for this procedure becoming a necessity for the companies that are interested in reducing costs. In this project are focusedthe main characteristics of the taxes systems, important for the analysis of the energy accounts. One also approaches the main aspects that must be considered in the evaluation of management systems. The main points that concern the multiple units consumers, and cause the research for described study are: the increase of the fines and adjustments of taxes charged by the energy supplier companies,necessity of the productivity increase through the reduction of interruptions and addition of the equipments useful life installed in the substation.
Keywords: Pricing, Management, Demand Control.


____________________________________________________________________________

1 Introdução

A medição de energia elétrica é empregada, na prática para possibilitar à entidade fornecedora ofaturamento adequado da quantidade de energia elétrica consumida pelo usuário e, também, permitir que a unidade consumidora possa redistribuir entre os seus consumidores internos o consumo totalizado de energia e assim fazer a distribuição interna de custos com energia.

Visto da importância de realizar a medição de energia, a concessionária e o consumidor têm grandes interesses na medição correta eexata das grandezas de faturamento, já que implicam diretamente nas despesas financeiras das empresas. A energia elétrica é uma “mercadoria” comercializada como outra qualquer, tendo então algumas implicações de ordem prática. Devido a grande complexidade para realização da medição e faturamento de energia elétrica, os medidores de energia e de demanda, foram evoluindo ao longo do tempo.

Osproblemas da gestão de energia, só foram percebidos após a conscientização ecológica e a acentuada crise energética brasileira, ocorrida após o ano 2000.

O Sistema de Gestão de Energia Elétrica, portanto, é um complexo e específico sistema capaz de gerenciar o consumo de energia elétrica, prevendo e advertindo os operadores nos momentos em que ocorrem estouros de consumo de energia, bem como decortar, automaticamente, o consumo de dispositivos, com respeito à escala de prioridades e hierarquia pré-definidas.

O estudo deve ter por objetivo realizar uma análise comparativa a respeito do gerenciamento de energia, apresentando as vantagens e desvantagens de um sistema de controle de demanda de energia, além de demonstrar a estrutura tarifária atual, fazendo uma comparação entre os...
tracking img