Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Atualmente, pode-se dizer que há uma verdadeira "epidemia" de consumo do crack no País, atingindo cidades grandes, médias e pequenas. Efetivamente, é o que aponta recente pesquisa da Confederação Nacional de Municípios, amplamente divulgada, segundo a qual o crack é consumido em 98% das cidades brasileiras. No Brasil e no mundo torna-se mais comum do que nunca, encontrarmosfamílias dizimadas pelo caos provocado através do consumo de drogas ilícitas. Todos sabem que as drogas são ilícitas, que fazem mal e provocam vício quase instantâneo, desde pequenos temos informações indiretas sobre o combate ao tráfico, combate aos diversos tipos de vícios. Nos dias atuais temos um perfil de pessoas que se envolvem com drogas em especial com crack. A adolescência é uma fase deexperiências. Os jovens começam a comparar e questionar tudo aquilo que aprenderam com a família durante a infância, com os valores de outros como: amigos, escola, leituras, as mensagens da televisão, cinema entre outros. Para isso, são dotados de grande curiosidade e têm uma vontade enorme de explorar e sentir até onde vai sua força e seus limites. É um período de aprendizado e contestações muitoimportante e saudável para o seu crescimento e amadurecimento. onde cada um estaria utilizando drogas por diversos motivos como, desemprego, morte de familiares, depressão, em casos particulares a curiosidade, oportunidade e influência coercitiva do grupo social, mídia, ídolos. Grande parte dos viciados em algum tipo de dependência teve contato com entorpecentes e alucinógenos quanto ainda eramadolescentes( Marques, 2009).

Conclusão


Concluímos então que o perfil da sociedade se transformou e os problemas da segurança pública mudaram consideravelmente para pior a partir do advento do crack. Aumentaram-se todos os índices de crimes possíveis por conta do crack. É preciso que as políticas públicas contra o crack, além de promover bons projetos preventivos ecurativos, considerem os vários aspectos que envolvem os seus dependentes químicos e suas conseqüências, como a conscientização da população voltada para o drama pessoal vivido pelos mesmos e por aqueles que o cercam, as dificuldades de bem vigiar todas as fronteiras como melhor forma de prevenção de evitar a entrada da sua pasta base, as carências das entidades assistenciais e de saúde, assim como danecessidade de recursos para os aparatos de segurança pública.Evidente é que o crack é também problema voltado a toda sociedade, na medida em que por sua culpa são gerados tantos crimes e disfunções sociais, cresce ainda mais a responsabilidade da própria sociedade e do poder público, principalmente para ser tratado em larga escala como caso de saúde pública.

Desenvolvimento
Amaioria das pessoas que usam crack no Brasil são de camadas mais carentes da população, pois trata-se uma droga muito barata. Existe enorme preocupação dos serviços de saúde, assistênca e de responsáveis pelas políticas sobre drogas com essas pessoas, porque às suas vulnerabilidades sociais se somam agora aos problemas trazidos pelo uso dessa droga. A preocupação é ainda maior com crianças eadolescentes, já que grande parte dos usuários de crack se encontra nessa faixa etária, vulnerável socialmente.
Em diversas cidades o consumo tem aumentado, gerando enorme preocupação. Isso tem levado a esforços no sentido de aperfeiçoar os serviços de assistência e prevenção, assim como a capacitação dos profissionais, o crack tem um enorme potencial de desenvolvimento de dependência, eisso acontece muito rapidamente. São raros os relatos de pessoas que usaram e não ficaram dependentes. Suspeita-se de que, nesses casos, o indivíduo simplesmente não criou dependência ainda, mas vai acabar criando, caso o consumo continue, o crack é uma forma de administração da cocaína. Quando a droga é produzida por meio de determinado processo químico, forma os cristais chamados de crack....
tracking img