controle de custos prossesso de usinagem

1599 palavras 7 páginas
A usinagem é um processo muito usado nas indústrias do ramo metal-mecânico, com a necessidade da utilização de ferramentas de corte, que são responsáveis por cortar o material das peças, conferindo-as ao formato desejado. Tais empresas enfrentam grandes dificuldades para o controle desse ferramental, que vão desde problemas com a rastreabilidade da ferramenta dentro da própria empresa até suas requisições. A questão dos custos do ferramental também é de extrema importância para as empresas, visando a redução dos custos de produção para permanecerem competitivas no mercado. O objetivo do presente trabalho é apresentar as vantagens do gerenciamento das ferramentas de corte, visando a redução dos custos produtivos
O intuito deste artigo é demonstrar, através de um estudo de caso feito em uma empresa fabricante de motores de grande porte, como o gerenciamento de ferramentas está sendo aplicado e o quanto pode ser vantajoso no mercado competitivo, no sentido de reduzir os custos de produção e aumentar o ganho da empresa.

Segundo estudos de ZONTA (2007), as ferramentas de corte representam de 3 a 5% dos custos de produção. Entretanto, se não houver um gerenciamento no processo, esses custos chegam até 30% no produto do fabricante.

Alguns dos fatores que frequentemente contribuem para que se atinja este percentual são:

• Produção programada não pode ser efetivada por falta de ferramentas;
• Grande parte do tempo dos funcionários envolvidos (operador, supervisor e líder) é gasto na procura e na expedição de ferramentas;
• Super ou subdimensionamento do estoque (quantidade e variedade);
• Obsolescência do estoque.

Atuar na redução de custos com ferramentas é uma visão que as empresas precisam adquirir e implementar para se tornarem mais competitivas no mercado, e as empresas retardatárias que não adotarem essa nova aplicação irão ter maiores dificuldades para se manterem no mercado.

Desenvolvemos um estudo de caso em uma empresa fabricante de motores

Relacionados