Controle ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1: Defina DBO, DQO, TOC, sólidos totais.

DBO: É a taxa em que oxigênio dissolvido é utilizado por microorganismos para decompor matéria orgânica, assim a taxa do uso de oxigênio é comumente citada como demanda bioquímica de oxigênio, a DBO.
DQO: É uma medida indireta da quantidade de compostos orgânicos presentes na amostra de água. O teste de DQO utiliza um forte oxidante química(dicromato de potássio), ácido e calor para oxidar o carbono orgânico em dióxido de carbono e água.
TOC: Carbono orgânico total. A medição de TOC em água envolve medir o CO₂ inicial (carbono inorgânico, ou IC), oxidar completamente todos os orgânicos para a forma de CO₂ e, então, medir a concentração total de CO₂ após a oxidação.
SÓLIDOS TOTAIS: Resíduo que resta na cápsula após a evaporação embanho maria de uma porção de amostra de água residual e sua posterior secagem em estufa a 103-105°C até peso constante. Também denominado resíduo total.

Questão 2: Por que é necessário dissolver uma amostra da água residuária muito concentrada em compostos orgânicos para determinar a DBO?

Em uma amostra de água residuária de alta concentração, o oxigênio dissolvido disponível seráconsumido em um curto espaço de tempo, chegando à zero, impedindo que seja feita a medição do quanto de oxigênio a mais foi consumido pela degradação da matéria orgânica no restante do tempo de análise. Ao diluir a amostra, o tempo de consumo aumenta, podendo-se medir o oxigênio dissolvido final e considerando que a DBO é medida a partir da variação do oxigênio dissolvido inicial e o oxigênio dissolvidofinal, tem-se o valor da DBO.

Questão 3: Das seguintes reações:

Bactérias + O2 + Substrato → Bactérias + Substrato (I)
Bactérias + O2 + Substrato → Bactérias + O2 (II)

Sugerir em cada uma das reações anteriores o que podia estar acontecendo na hora de determinar o DBO.

Observando-se as duas equações, podemos inferir que na amostrada equação I a quantidade de oxigênio presente no meio não foi suficiente para degradar todos os compostos orgânicos, sendo assim falha a análise de DBO e será preciso a diluição de uma segunda amostra antes de realizar uma nova análise.
Já na amostra da equação II não foi observado o mesmo, a análise pôde ser satisfatória, sendo o DBO, portanto, possível de ser determinado através daconcentração inicial e final de oxigênio na amostra, conforme a equação:

DBO= ODInicial - ODFinal

Questão 4: Porque os processos biológicos são bastante utilizados no tratamento de efluentes industriais? Além da remoção da matéria orgânica, que outro tipo de compostos este processo pode reduzir? Explique a curva de DBO idealizada.


Processos biológicos são os mecanismos tradicionaispara a obtenção de condições de minimização de compostos orgânicos biodegradáveis naturais e sintéticos.
Os tratamentos biológicos são utilizados para a redução do conteúdo orgânico biodegradável de um despejo (DBO). Propicia também, sob determinadas condições, nitrificação e desnitrificação. É capaz de reduzir compostos orgânicos de estrutura molecular complexa, desde que pré-tratadosquimicamente e sob a ação de uma biomassa aclimatizada.
Abaixo é representada a curva de DBO idealizada.

[pic]

É possível observar a formação de duas curvas, uma devido ao estágio carbonácea e outra devido ao estágio nitrificação. A DBO205, ou simplesmente DBO, por definição, é a quantidade de oxigênio necessária à metabolização aeróbica da matéria orgânica oxidável presente após 5 dias deincubação a 20ºC. Ela mede o teor de carbono orgânico biodegradável e, sob certas condições, também o nitrogênio oxidável presente nos despejos, assim como compostos químicos que estão sob a forma reduzida (sais ferrosos, sulfetos e sulfitos). Estas duas reações podem se verificar simultaneamente e a DBO será o resultado das duas reações. Normalmente, contudo, a nitrificação somente se realizará...
tracking img