As 10 figuras negras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"As Dez Figuras Negras" - Um conjunto de dez pessoas, aparentemente sem qualquer ligação entre si, são atraídas para uma mansão, numa ilha isolada sob falsos pretextos. Todos os preparativos foramfeitos para os acomodar, mas também isolar. Não há maneira de comunicar para fora da ilha, não existem quaisquer embarcações que possam usar, e não se sabe quando alguém virá. Descobrem que o misteriosoanfitrião ausente que tudo orquestrou, é uma só pessoa, cuja identidade desconhecem.
Durante o jantar, ouvem uma voz, que não sabem de quem é nem de onde vem, a acusar cada um de guardaram segredosterríveis. Todos são acusados de terem cometido crimes pelos quais não foram condenados pela justiça. Crimes pelos quais serão agora punidos. É nesse momento que as primeiras mortes acontecem, e énesse jantar que percebem que algo de estranho se passa.
De um ambiente de ligeira estranheza vamos passar para um cenário de desconfiança total. O primeiro instinto de todos é procurar o assassinoescondido na ilha, mas cedo se apercebem de que este pode muito bem ser um dos presentes, visto que o dono da mansão, de quem receberam convites para irem à ilha, não se encontra neste, sendo apenas os 10e os 2 empregados que ali se encontram.
A autora distribui equitativamente pelas personagens a informação que desvenda. É-nos dado um vislumbre do passado de cada um, sobretudo as circunstânciasdos acontecimentos que justificam a sua presença na ilha. É através destas pistas que vamos formando uma opinião sobre o carácter de cada um e a sua possível culpabilidade. Não existe um vilão ou umherói definidos na história. A velocidade a que as mortes se sucedem imprime um ritmo vertiginoso ao livro.
Ainda assim, a autora consegue manter o suspense até à última página, tanto acerca doresponsável pelas mortes, como dos detalhes e razões por detrás do seu plano.

E posso dizer-vos que li este livro e que fui desconfiando deste e daquele e que, quando chegou o fim, pensei “bem então...
tracking img