controladoria a governancia corporativa e a teoria da agencia

2008 palavras 9 páginas
ICMS

Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.
É um imposto de competência estadual, que Incide sobre a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transportesinterestadual e intermunicipal, comunicações e fornecimento de energia elétrica.
Nem todas as mercadorias ou operações estão sujeitas ao ICMS: há casos de isenção e de não incidência previstos na legislação específica (Regulamento do ICMS de cada Estado brasileiro).
É considerado imposto por dentro, o que significa dizer que seu valor está incluso no valor dos produtos.
É um imposto não cumulativo, isto é, o valor incidente em uma operação (compra será compensado do valor incidente na operação subseqüente venda).
A alíquota (porcentagem) poderá variar em função do tipo do produto, do destino ou origem etc.
As operações com ICMS podem ser apuradas mensalmente da seguinte maneira: No final do mês, somam-se os valores do ICMS incidentes em todas as compras efetuadas duranteo referido mês (direitos da empresa);
Da mesma forma, somam-se os valores do ICMS incidentes em todas as vendas efetuadas nomesmo mês (obrigações da empresa), ainda que esses produtos vendidos não correspondamàquelas compradas no mesmo mês;
Se o total do ICMS incidente nas compras for superior ao total do ICMS incidente nas vendas, adiferença representará direito da empresa junto ao governo estadual em relação às operaçõesrealizadas naquele mês. Se, por outro lado, o valor do ICMS incidente nas vendas for superior aovalor do ICMS incidente nas compras, a diferença representará obrigação da empresa, devendo serrecolhida ao Estado no mês seguinte.

IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados.

È um imposto de competência federal. Por incidir sobre produtos industrializados, é devido pelas empresas industriais e por algumas empresas a elas equiparadas.
Nem todos os produtos

Relacionados

  • Governança de TI - COBIT e ITIL
    41876 palavras | 168 páginas
  • Contabilidade
    32990 palavras | 132 páginas
  • Resumo
    121466 palavras | 486 páginas