Controlador logico programavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO CONCEITUAL - HISTÓRICO
O Controlador Lógico Programável (C.L.P.) nasceu praticamente dentro da indústria automobilística Americana, especificamente na Hydronic Division daGeneral Motors , em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controla de painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos detempo e dinheiro.

Sob a liderança do engenheiro Richard Morley, foi preparada uma especificação que reflectia as necessidades de muitos usuários de circuitos à reles, não só da indústriaautomobilística, como de toda a indústria manufactureira.

Nascia assim, um equipamento bastante versátil e de fácil utilização, que vem se aprimorando constantemente, diversificandocada vez mais os sectores industriais e suas aplicações, o que justifica hoje (Junho /1998) um mercado mundial estimado em 4 bilhões de dólares anuais.
Desde o seu aparecimento, até hoje,muita coisa evoluiu nos controladores lógicos, como a variedade de tipos de entradas e saídas, o aumento da velocidade de processamento, a inclusão de blocos lógicos complexos paratratamento das entradas e saídas e principalmente o modo de programação e a interface com o usuário.

DIVISÃO HISTÓRICA
Podemos didacticamente dividir os CLPs historicamente de acordo com osistema de programação por ele utilizado:

1a. Geração: Os CLPs de primeira geração se caracterizam pela programação intimamente ligada ao hardware do equipamento. A linguagem utilizada erao Assembly que variava de acordo com o processador utilizado no projecto do CLP, ou seja, para poder programar era necessário conhecer a electrónica do projecto do CLP. Assim a tarefa deprogramação era desenvolvida por uma equipe técnica altamente qualificada, gravando-se o programa em memória EPROM, sendo realizada normalmente no laboratório junto com a construção do CLP.
tracking img