CONTRIBUIÇÕES DOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.

1334 palavras 6 páginas
CONTRIBUIÇÕES DOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.

Profª. Edileuza da Cruz Maçaneiro Profª. Marilaine de Castro Pereira

A educação brasileira tem apresentado alguns progressos, entre eles: a inclusão, investimentos na infraestrutura das escolas e na formação dos professores. Contudo, ainda apresenta índices de qualidade indesejáveis, ocupando os últimos lugares no ranking internacional em matemática, leitura e ciências, conforme indica o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2012. De acordo com o referido relatório, dos 65 países avaliados, o Brasil ocupa a 55ª posição em Leitura, 58ª em Matemática e 59ª em Ciências. (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2014).
As políticas públicas de educação têm avançado no sentido de alcançar melhor qualidade no ensino, no entanto o panorama continua preocupante, conforme os indicadores de avaliação externa, tais como: Provinha Brasil, Prova Brasil, ENEM e PISA.
De acordo com as estatísticas, a violência nas escolas continua crescente. Segundo Goleman (2012), tais acontecimentos são reflexos de uma cultura que investe majoritariamente no intelectual, oferecendo atenção insipiente ao lado emocional do indivíduo. Assim, os estudos propostos nesse projeto serão pautados nos Quatro Pilares da Educação para o Século XXI (aprender a ser, conviver, a prender e a fazer), nas Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso e outras literaturas que também enfocam a necessidade de considerar o ser humano na sua complexidade.
A formação em voga poderá auxiliar os educadores a administrar os conflitos no contexto educativo e a considerar os diversos perfis de aprendizagem na prática docente. Dessa forma, poder-se-a fortalecer a política da escola organizada por Ciclo de Formação Humana nas escolas do Polo de Alta Floresta.
Parafraseando Antunes (2009), para a

Relacionados