Contribuições de G.H. MEAD para pensar a comunicação1

4800 palavras 20 páginas
1

Contribuições de G.H. MEAD para pensar a comunicação1
Vera V. França2

RESUMO: Fazemos, neste trabalho, uma leitura da obra clássica de G.H. Mead
- identificado como “fundador do interacionismo simbólico” - Mind, Self and
Society, buscando explorar o tratamento conferido nesta obra e no pensamento do autor à temática da comunicação. Mead confere um papel central à comunicação em suas reflexões sobre a constituição dos atos sociais: a comunicação diz respeito aos gestos que compõem esses atos, os gestos significativos, e ela é o instrumento que possibilita a reflexividade (a relação ternária) entre as diversas fases do processo social. É através da comunicação que se desenvolve o espírito, o self e a organização da vida social.

_______________________________________________________________________

Já há alguns anos as contribuições da corrente comumente chamada de interacionismo simbólico vêm sendo reivindicadas pelos estudos da comunicação, mas a referência a esta corrente são ainda pouco sistemáticas. Autores próximos, como E. Goffman3, são resgatados, e seus conceitos, ampliados para além da esfera das relações face-a-face, têm mostrado grande aplicabilidade também no campo da comunicação midiática.
No entanto o próprio G. H. Mead, identificado como “pai fundador” desta tradição, permanece como uma referência remota. Ele vem sendo relido e redescoberto pelas ciências sociais, particularmente nas discussões sobre a construção do sujeito e sobre a intersubjetividade. Mas uma leitura mais cuidadosa de seu trabalho, voltada para o campo comunicacional, ainda não foi feita. Este é o propósito deste texto; uma leitura de sua obra clássica Mind, Self and Society4, com vistas a explorar suas contribuições para pensar a comunicação. Mead não foi um teórico da comunicação, mas esta ocupa sem dúvida um lugar muito importante na questão central de sua reflexão, que é a correlação entre a experiência e as
1

Trabalho apresentado ao Grupo

Relacionados

  • Contribuições de G.H. MEAD para pensar a comunicação1
    16238 palavras | 65 páginas