Contribuicao do da psicologia e da sociologia para o penamento administrativo

1000 palavras 4 páginas
Contribuição da psicologia e da sociologia para a evolução do pensamento administrativo

Desde o início do século XX, conhecimentos da Psicologia no apoio à prática administrativa vêm recebendo crescente utilização, devido ao trabalho de muitos cientistas e profissionais, no plano individual e no coletivo.
A Psicologia, enquanto ciência, possui quatro objetivos principais e deste modo tem vindo a contribuir:
Estabelecer as leis básicas da atividade psicológica: A compreensão insuficiente de mecanismos conduz o Administrador a desgastes emocionais e custos desnecessários. Por outro lado, o crescente entendimento do funcionamento das atividades mentais vem contribuindo para eficiência e a eficácia das ações, notadamente em áreas como Marketing e Comunicação.
Estudar as vias de sua evolução: A melhor compreensão dos processos que envolvem o desenvolvimento do pensamento capacita o Administrador a estabelecer planos mais factíveis e reduz riscos de implementação. Por exemplo, no ambiente organizacional, o Administrador depara-se com pessoas nos mais diferentes estágios de evolução do pensamento, contrariando a despectiva tão popular de que todos possuem os mesmo potenciais e capacidades.
Descobrir os mecanismos que lhe servem de base: A Psicologia preocupa-se com o efeito que os diferentes fenômenos provocam sobre a atividade psicológica, por exemplo, a reação do indivíduo a situações de estresse – um termo ao qual se atribuem vários significados e que se encontra virtualmente banalizado, gerando entendimentos bastante distorcidos
Descrever as mudanças que ocorrem na atividade psicológica nos estados patológicos: A psicologia busca compreender as mudanças na atividade psicológica consequentemente ao estado patológico, porque a perceção que o indivíduo possui dos fenômenos liga-se à forma como a mente trata as diferentes sensações. Mudanças na atividade psicológica dos indivíduos ocasionam alterações de comportamentos, capazes de se refletir no ambiente de

Relacionados

  • Fé e razão
    20838 palavras | 84 páginas