Contribbui O Da Isop E Abop

796 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO ESTÁCIO FIC

ITALO NÁRGERO LEMOS DE ARRUDA

ATIVIDADE ESTRUTURADA II

FORTALEZA – CE
2015
A psicologia com invoque nas relações de trabalho se deu consideravelmente a partir da década de 20 com a regulamentação dos cursos destinados a profissionalização para as áreas do comercio, indústria e agricultura. Uma das primeiras atividades voltadas para essa nova área e que ainda se estruturava, foi a seleção de alunos por parte do suíço Roberto Mange para o curso de Mecânica Prática que ocorria no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A partir desse momento a área teve considerado aumento, expandindo-se para inúmeras novas empresas. Essa nova modalidade nasceu em um Brasil ditatorial de Getúlio Vargas que governou até 1945 vindo posteriormente o governo do General Dutra, governo esse que foi marcado por uma ideia liberal e de mudança da constituição (valorizava e enfatizava a cultura e a educação). Foi nesse novo e reformulado Brasil que foi criado uma das instituições que mais contribuíram e agregaram a OP, a ISOP (Instituto de Seleção e Orientação Profissional).

ISOP
“O ISOP foi criado em 1947 com o objetivo de desenvolver métodos e técnicas da psicologia aplicada ao trabalho e à educação, que ocorreu através da validação de teste de países estrangeiros e da criação dos nossos próprios testes, atendimento ao público a partir dos processos seletivos e de orientação profissional e formação de novos especialistas. O ISOP desenvolveu nos dez primeiros anos de seu funcionamento um trabalho voltado principalmente para a implantação de técnicas de seleção e orientação profissional, dando atendimento à classe média alta, numa tentativa de orientação da futura elite dirigente. Esse instituto também foi responsável pela formação dos primeiros especialistas na área da Psicologia (Bomfim, 2003).”
“Foi criado em 8 de agosto de 1947 com o propósito de proporcionar ao ensino, à administração, à indústria e ao comércio os mais modernos e

Relacionados