Contratar amigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 2

Produtores, consumidores e decompositores 2

Fluxo de Matéria e Energia na Natureza 3

Ciclo docarbono 4

Conclusão 7

Referencias 9Introdução


Nesse trabalho iremos falar sobre produtores, consumidores e decompositores que são de grande influencia na natureza.
Fluxo de matéria e energia na natureza que diz sobre a importância sobre esse impulso na ecologia.
E o ciclo de carbono que diz sobre a renovação do carbono e todos os seus aspectos importantes que são de grandeimpacto na natureza.



Produtores, Consumidores e Decompositores

Produtores

Nos ecossistemas terrestres os produtores são as plantas. Nos ecossistemas de água doce, por exemplo, uma lagoa, os produtores são representados por algas e certas plantas aquáticas.

Consumidores

São todos os organismos que se alimentam de outros seres vivos. Para simplificar, chamamos os animaisherbívoros, de consumidores primários ou consumidores de primeira ordem. Os animais que vêm logo em seguida são classificados como consumidores secundários. Os que vêm depois destes são consumidores terciários, quaternários, etc. Os consumidores primários são principalmente os insetos, os crustáceos (tatuzinhos de jardim), moluscos (caracóis), pássaros e mamíferos herbívoros (roedores, ungulados, etc). Osconsumidores secundários estão representados pelos anfíbios (sapos e rãs), algumas espécies de aves e mamíferos. Muitas espécies de consumidores são ao mesmo tempo herbívoras e carnívoras. Um bom exemplo disso é o homem. Por isso são denominados onívoros (omnis = tudo; vorare = devorar).

Decompositores

São chamados de decompositores as bactérias e fungos. A decomposição faz com que a matériaretirada do solo pelas plantas (e aproveitada em seu crescimento) volte ao solo. Dizemos então que há um ciclo da matéria na natureza: a matéria passa do solo para os seres vivos e dos seres vivos para o solo. Desse modo, as bactérias e fungos fazem a reciclagem da matéria, isto é, o reaproveitamento dos restos de seres vivos, impedindo o esgotamento destes na natureza.

[pic]Esquema Produtores, Consumidores e Decompositores.


Fluxo de Matéria e Energia na Natureza

Os elementos químicos que compõem a matéria dos ecossistemas participam de ciclos biogeoquímicos. Dessa forma, esses elementos químicos, em certas situações, compõem os compostos orgânicos que integram os seres vivos e em outras situações, compõem compostos inorgânicos na forma degases, água ou sais minerais.

Fluxo de energia e níveis tróficos

A energia luminosa captada por algas, plantas e bactérias fotossintetizantes é utilizada na produção de substâncias orgânicas, nas quais fica armazenada como energia química. Ao comer seres fotossintetizantes, os consumidores primários aproveitam a energia contida nas moléculas das substâncias orgânicas ingeridas, utilizando-asem seus processos vitais, inclusive na síntese de suas próprias substâncias orgânicas. Os consumidores secundários, por sua vez, ao comer consumidores primários, utilizam as substâncias destes como fonte de energia, e assim por diante.
Portanto, a transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, ela tem início com a captação da energia luminosa pelos produtores e termina com a...
tracking img