Contqbilidade

435 palavras 2 páginas
Um estudo sobre o processo de sucessão numa empresa familiar de pequeno porte

Autores Juliano Redondo Simoes Ana Maria Romano Carrao

Orientador Ana Maria Romano Carrao

1. Introdução Este trabalho foi extraído do estudo realizado para a elaboração da monografia de conclusão do Curso de Administração de empresas, no qual a sucessão do comando em empresas familiares foi desenvolvido na forma de estudo de caso. (SIMÕES, 2006).

As empresas familiares formam uma parcela muito grande da estrutura empresarial e, de acordo com pesquisadores citados por Carrão (2005b), podem ter grande longevidade. De acordo com Lansberg (1996 apud Oliveira 1999, p. 21), aproximadamente 70% das empresas do mundo pertencem a famílias.

A empresa familiar tem as mesmas características de qualquer outra empresa, uma vez que é um empreendimento econômico. Porém, apresenta alguns traços específicos tais como: é de propriedade de uma ou mais famílias, razão pela qual detém o poder de gestão do negócio e é administrada por membros da família. (GONÇALVES, 2000).

A sucessão do comando em empresas familiares é um tema de estudo realizado com bastante intensidade devido ao seu grau de importância para a garantia de sobrevivência das empresas, uma vez que o processo de sucessão é uma barreira que impõe grande dificuldade a ser vencida.Para o autor um problema que conduz à morte das empresas resulta dos conflitos relacionados à sucessão, pois dependendo do grau das disputas, podem ser fatais para os negócios. Assim, o processo de sucessão de comando tende a ser sempre de difícil realização, qualquer que seja o tamanho e ramo da empresa.

Segundo Oliveira (1999), os processos de sucessão em empresas familiares podem ocorrer na forma de transferência do poder para um executivo familiar ou para um não familiar. Há vantagens na primeira situação, caso o herdeiro seja competente e esteja preparado para o cargo. Este deve ser capacitado desde sua juventude e, com isso, adquirir profundo

Relacionados

  • Contqbilidade
    561 palavras | 3 páginas