Conto: o menino e o livro( giorgina da costa martins)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conto: O menino e o livro ( Giorgina da Costa Martins)

Público alvo: 6º ano

Nº de aulas: 05 aulas de 45 minutos

Justificativa:
O mundo atual se caracteriza pela pluralidade de formas de compreender a realidade, onde a importância de ler e estar atualizado é de suma necessidade, visto que a principal busca pelo conhecimento está nos livros. Uma pessoa que adota o ato de ler como algoprazeroso estará constantemente buscando inovações.
Assim, quanto mais o aluno ler, mais condições ele terá de perceber as sutilezas do texto, de transpor para sua realidade as situações e emoções descritas pelo autor, desenvolvendo desta forma, o seu senso crítico/analítico/artístico, formando ele próprio suas opiniões, formulando critérios e encontrando novos valores e assim, forjando ocidadão, consciente de seu papel na sociedade.
Em “ O menino e o livro”, Giorgina Martins dá-nos a entender que “ler e estudar podem ser parceiros, cúmplices, aliados, só depende de quem, como, quando e onde.”

Objetivos:
• Ampliar o repertório literário;
• Desenvolver a competência leitora;
Desenvolver a sensibilidade, a imaginação, a criatividade e o senso artístico/ crítico/analítico;
•Inferir as características do gênero conto e o contexto histórico e literário do texto/livro lido;
• Estabelecer relações entre o lido, ouvido, vivenciado e conhecimento de mundo;
• Reconhecer e identificar alguns elementos básicos da narrativa;
• Contextualizar o assunto lido com situações do cotidiano;
• Produzir textos com clareza, coerência, adequação vocabular...

Desenvolvimento :Mobilização para o conhecimento

Perguntar aos alunos se conhecem contos, mas que não sejam os de fadas; Se sim, motivá-los para que os contem, questionando-os ainda sobre os autores. * Preparar algum conto para o caso de nenhum aluno se manifestar.
Em seguida, perguntar-lhes se eles já ouviram falar da escritora Giorgina da Costa Martins; Contar-lhes que, conforme pesquisa, Georgina Martins édo Rio de Janeiro. Ela gosta muito de contar e ouvir histórias, por isso está sempre lendo. De tanto contar, ouvir e ler histórias, resolveu inventá-las, e assim se tornou escritora de livros para crianças. Outro dia, conforme estudos, lhe perguntaram por que escrevia, e ela respondeu: “Porque gosto de transmitir às pessoas as coisas que penso, aprendo, vejo, sinto e vivo”.
Depois disso, pedirque pesquisem na sala informatizada da escola, a biografia e foto da autora, fazendo anotações pertinentes. Em aula de Língua Estrangeira Inglesa, assistir ao vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=J26RvBsuPmQ, e, em seguida, tentar entendê-lo, com a ajuda da(s) professora(s) das línguas Inglesa e Portuguesa. Também existe a possibilidade de leitura das entrevistas feitas com aescritora : http://www.atica.com.br/entrevistas/?e=132 e
http://www.unaerp.br/comunicacao/age/agecidadao/entrevistas/ed02/georgina.html

VARIANTE: Os alunos, se acaso a sugestão não for considerado muito infantil, poderão assistir ao filme O CORAJOSO RATINHO DESPEREAUX => Em um mundo encantado, há um ratinho que prefere ler livros a comê-los; um rato infeliz que planeja viver na escuridão damasmorra; e uma espalhafatosa miúda, com orelhas de couve-flor, que trabalha como empregada no castelo da princesa. Esses três improváveis heróis são os personagens de um conto de fadas.
Construção do conhecimento
Apresentação do conto O menino e o livro ( Giordina da Costa Martins), assim como de sua autora; esta por intermédio de breve socialização da pesquisa ( da biografia).
Em seguida,propor a leitura silenciosa em sala de aula do conto em questão.
Leitura expressiva do conto pelo professor.
Conversa, compreensão e interpretação do conto de forma oral, destacando temas como “infância pobre”, “menores abandonados”, “meninos de rua”, “pobreza”, “preconceito”, “ solidariedade”, “importância da leitura”, “autovalorização” entre outros, se for o caso.
Análise do conto - foco...
tracking img