Continuo

Páginas: 12 (2767 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
ÍNDICE




1. Introdução

A curiosidade humana é algo incessável. O homem tem a necessidade de descobrir, de conhecer, de pesquisar vários assuntos diferentes. Em se tratando de objetos, o homem tem a necessidade de dimensioná-los, de calcular seu volume e de conhecer completamente o objeto para poder utilizá-lo da melhor forma ao seu favor. As medidas são retiradas através de váriosequipamentos dependendo do tamanho do material e de seu formato.
Os objetos dos quais as medidas são retiradas podem sofrer modificações em seus tamanhos e isso ocorre por alterações variáveis como pressão e temperatura. Essas medidas possuem incertezas associadas ao instrumento utilizado, que são chamadas incertezas estatísticas, e incertezas associadas a outros aspectos, como a forma como foirealizada a medição, chamadas incertezas não estatísticas. Essas incertezas mostram o quanto as medidas podem variar, ou seja, mostram o intervalo em que a medida exata se encontra.
Essas medidas que são retiradas diretamente do objeto com o auxilio de um instrumento são chamadas medidas diretas. Nos casos em que são necessários informações como o volume e a densidade, por exemplo, são utilizadas asmedidas indiretas. O cálculo das incertezas portanto é mais complexo, e é necessária a utilização de outro método chamado propagação de incertezas. Este método faz com que as incertezas que existem nas medidas diretas estejam também presentes nas incertezas das medidas indiretas, afinal para calcular medidas indiretas e suas incertezas é necessária à utilização de medidas diretas também com suasincertezas.
É possível imaginar a importância do conhecimento dessas incertezas quando se estudam os cálculos feitos para que um edifício seja construído. Caso as incertezas associadas não sejam muito bem previstas, um desastre pode ocorrer. Com isso, o objetivo deste experimento é de aprender os conceitos e o uso correto dos instrumentos de medição e realizar medidas diretas de dimensões desólidos, assim como aprender e realizar o cálculo de incertezas destas medições, comparando o resultado da densidade com outros metais para identificar o material da peça escolhida.
2. Materiais e Métodos

Para a realização deste experimento foram utilizados os seguintes materiais:

• Régua milimetrada;
• Paquímetro;
• Micrômetro;
• Balança Digital;
• Peças sólidas: 1 cilindro, 1 cubo, 1esfera, 1 lâmina retangular e 1 cilindro com orifício.

Primeiramente foram anotadas a marca, o modelo, os valores de fundo de escala (maior leitura possível), a menor divisão de escala (resolução de medida) e a incerteza instrumental associada aos equipamentos utilizados. Em seguida, foram mensuradas as massas de cada peça fornecida, por meio da balança digital.
Para determinar as incertezasexperimentais de medições, é necessário calcular os valores médios, variâncias experimentais, desvios padrão experimentais e desvios padrão da média (melhor estimativa para as incertezas estatísticas), de acordo com as equações 1, 2, 3 e 4, respectivamente, onde “n” indica o número de medições.

(1)
(2)
(3)
(4)

Com os valores dasincertezas estatísticas, calculadas pela Equação 4, é possível, por meio da Equação 5, calcular a incerteza combinada (), onde equivale à incerteza estatística e à incerteza não estatística (instrumental).

(5)

Por meio dos cálculos acima, foi possível calcular os valores médios das massas das peças, juntamente com suas incertezas combinadas. Uma peça foi escolhidapara determinação do volume, para isso foram realizadas as medições das dimensões importantes e suas incertezas combinadas, pelo método da propagação de incertezas.
As dimensões importantes a serem medidas podem ser visualizadas na Tabela 1. Por meio das fórmulas para o cálculo do volume, foi possível determiná-las.

Tabela 1: Fórmulas para os cálculos dos volumes de cada peça fornecida....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • present continuos
  • Transportadores continuos
  • melhoramento continuo
  • Present continuos
  • lingotamento continuo
  • Processos continuos
  • past continuos
  • Moto Continuo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!