Continuidades e rupturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Continuidades e Rupturas
no Papel da Mulher Brasileira no Século XX
Zélia Maria Mendes Biasoli-Alves1
Universidade de São Paulo
RESUMO – O século XX, em muitas sociedades, caracteriza-se por movimento de constantes alterações em valores, práticas e papéis; contudo, a literatura tem evidenciado também continuidades em todos esses aspectos. O presente artigo tem como objetivo analisar asmudanças e continuidades no papel da mulher, principalmente no contexto familiar brasileiro, com base em dados de pesquisas realizadas na região sudeste. Os dados são provenientes de entrevistas realizadas com homens e mulheres de diversas faixas etárias, nascidos a partir do final do século XIX até meados dos anos 70. Os resultados enfatizam a nova forma de a mulher ser considerada. A imagem de serfrágil e necessitado de proteção, sob o domínio dos sentimentos, atuando na intimidade e presa aos cuidados com a prole, ganha outros contornos, fazendo dela um ser em construção, na busca de seu desenvolvimento e realização de potencialidades. Os caminhos traçados pela evolução marcam, contudo, continuidades ao lado de rupturas.
Palavra-chave: mulher; papel; mudanças e continuidades; século XX.
Keywords:
Uma das características mais evidentes da Modernidade, no contexto dos países em desenvolvimento, está na oposição entre presente e passado, com uma procura acentuada do novo e a conseqüente rejeição do antigo. Isto leva a afirmar, sem receio, que no século XX assiste-se a um movimento de constantes alterações em valores, práticas e papéis que as pessoas desempenham, em um númeroconsiderável de sociedades. Em tais alterações, é claro o efeito de macro-variáveis como urbanização crescente, avanço da ciência e da tecnologia e necessidades educacionais, tendo como pano de fundo a economia e, mais recentemente, a questão da globalização (Arraigada, 2000). Nesse sentido, há quem diga, com certa freqüência, que se tem que correr atrás de muitos prejuízos, fazendo com que haja uma buscaacentuada pelo novo.
Como parte inerente dessas sociedades, a instituição familiar vem sofrendo grandes modificações, interpretadas, ingenuamente, como “crise”, como se, em algum outro período, a família tivesse sido essencialmente estável na sua estrutura e nos papéis desempenhados por adultos homens e mulheres, jovens e crianças. Investigações cuidadosas mostram que isto não se confirma (Ribeiro& Ribeiro, 1994) e que, por outro lado, em séculos anteriores havia uma preocupação com os rumos que tomavam as relações das pessoas no contexto familiar.
Essas constatações estimularam o nosso interesse em estudar a família, a partir de sua história, analisando, em épocas diferentes, a rotina de vida, os padrões de comportamento adotados por seus membros, sua configuração e modos defuncionamento.
Isto se faz necessário, uma vez que, para compreender o presente, é importante (para não dizer necessário) que se conheçam as normas e práticas do passado e as transições que foram ocorrendo, em diferentes períodos (Burke, 1991). Portanto, dois aspectos devem ser considerados: as mudanças e as continuidades. Às vezes, práticas e atitudes parecem assumir apenas e tão somente outraroupagem, mostrando, numa análise mais aprofundada, que a maneira de pensar certas questões ainda se encontra presa aos padrões de outras épocas.
Contudo, há autores como Gundelach (1991), que ao discutirem alterações em atitudes e padrões comportamentais ocorridos ao longo do século XX, na maioria das sociedades, sobretudo as consideradas “civilizadas”, afirmam ter havido uma substituição radicalizadados valores autoritários pelos libertários. Tal substituição é, muitas vezes, atribuída a mudanças fortemente influenciadas pelo aumento no nível geral de escolarização das gerações mais novas. Portanto, o processo de influências bidirecionais e as condutas recém adquiridas geram novas modificações, produzindo atitudes que serão vetores para a concretização de outros valores, em ciclos que se...
tracking img