Contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









































































^qâa











SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 4
3 PATRIMÔNIO 5
4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 64.1 CAPITAL SOCIAL 6
4.2 CAPITAL DE TERCEIROS 6
5 ANÁLISE DE MERCADO 8
6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 9
7 ESTRUTURA DE MERCADO 11
8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 12
9 CONCLUSÃO 14

1 INTRODUÇÃO


Com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema contexto empresarial, esse trabalho tem como objetivoabordar os aspectos principais do tema proposto, pode se afirmar que o contexto empresarial com seus conteúdos, tem uma enorme importância ao estudante de ciências contábeis e ao empresário que deseja iniciar suas atividades empresariais.
Será abordado o conceito de cada função administrativa as principais mudanças ao longo do tempo, o conceito de patrimônio, fontes e origens derecursos, capital social, capital de terceiros,análise de mercado,demanda, oferta,equilíbrio de mercado,estrutura de mercado e contabilidade social como ferramenta de informação para responsabilidade social,todos esses aspectos do contexto empresarial será abordado, desenvolvendo a necessidade de se obter, um grande conhecimento de mercado, a fim de não se cometer erros administrativos que podemlevar o iniciante de uma atividade empresarial ao sucesso profissional ou ao contrário disso até mesmo a falência.







DESENVOLVIMENTO



2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS



As funções administrativas teve como seu precursor Henri Fayol, ele fundou as teorias clássicas da administração que foram aperfeiçoadas nos últimos anos: planejamento,organização,direção,coordenação e controle. Ele vivia no início do Século XX. Passado um século, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativas, são elas:
Planejamento é definir precisamente os resultados desejados, entre uma decisão e uma ação deve haverplanejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento.Assim,essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo.
Organização é ordenar os recursos necessários á execução do trabalho envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja,como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos.Direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.
Controle envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter a certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo.



2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGODO TEMPO



A administração assim como as suas funções sofreram constantes mudanças ao longo do tempo. Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa.


3 PATRIMÔNIO



O termo patrimôniosignifica, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É...
tracking img