Contextando as ideias de Adam Smith

1352 palavras 6 páginas
A importância do trabalho de Adam Smith para o liberalismo econômico e também para a economia como um todo, é inegável. O autor é tido como pai da economia moderna e sua obra “A riqueza das nações” serviu – e ainda serve - de referência para gerações de economistas.
Adam Smith vivenciou o furor da Revolução Industrial inglesa, o Cercamento dos Campos e a falta de estrutura das cidades que não acompanhavam o número de imigrantes que chegavam das zonas rurais. Entretanto, sua análise o levou a questionar a lógica que rege as sociedades, o que leva cada indivíduo a exercer a função na qual atua.
Para ele, existem leis naturais que formam uma estrutura invisível capaz de manter o exercício das sociedades, isto é, a lei da oferta e da procura. Apesar da inexistência de uma entidade coordenadora, a interação dos indivíduos segue uma determinada ordem, como se houvesse uma "mão invisível" que os guiasse.
Assim como outros liberais, Adam Smith é crítico do mercantilismo, dos monopólios e das corporações de ofício, pois restringem a liberdade. Sua apologia à divisão do trabalho através da mão invisível diz que para ser mais completa e para que gere maior rendimento, é preciso que haja mais liberdade para os valores de produção.
Por mais que Smith não considere o egoísmo uma virtude, ele exibe seu papel essencial para o enriquecimento da sociedade. Isto porque quando visto de forma coletiva exibe toda uma sociedade à procura da riqueza. Além disso, o egoísmo gera a concorrência que é primordial para se chegar ao preço de equilíbrio. A riqueza é o resultado do trabalho que transforma a natureza (a indústria), criando valor. Entretanto, a produção de riqueza será insuficiente se não houver liberdade ou natureza aquisitiva. O Estado, da perspectiva liberal, deveria interferir o mínimo possível na economia.
Entretanto, alguns equívocos na teoria de Adam Smith são demonstrados por outros autores, como Friedrich List, por exemplo, que expõe uma visão protencionista da

Relacionados

Outros Trabalhos Populares