CONTEUDO grmc

1729 palavras 7 páginas
Anexo 4 - PLANO DE ENSINO A SER MINISTRADO NO CURSO

Disciplina: Gestão de Risco e Mercado de Capitais

Carga horária: 68h

Semestre/Curso: 7° ADMINISTRAÇÃO

Data de atualização: Janeiro de 2015.1

Núcleo: Economia

Nucleador:
Email:
Ementa:
Esta é uma disciplina de formação profissional. Estuda a gestão de risco no mercado financeiro por meio dos principais ativos negociados neste mercado, quer seja de renda variável ou de renda fixa. Proporciona também o conhecimento da estrutura do sistema financeiro nacional e funcionamento do mercado de capitais.
Objetivo:
Compreensão: Discutir os fundamentos conceituais de gestão de riscos e de mercado de capitais.
Aplicação: Aplicar instrumentos de inferência estatística para fundamentar decisões de investimentos de riscos de curto e longo prazo.
Avaliação: Avaliação de portfólio de ações e de carteira de ativos financeiros de curto e longo prazo e elaboração de relatórios que possam orientar as decisões de investimento.
Conteúdo Programático:
Conceito de gestão de risco; Classificação de risco; Estatística básica aplicada à gestão de risco; Teoria de administração de carteiras; Desenvolvimento do mercado de capitais; Sistema Financeiro Nacional; Aspectos organizacionais e funcionais do mercado de capitais; Mercado de Ações; Métodos de negociação de ações e Noções de Compliance.
Metodologia:
A metodologia de ensino consiste em aulas expositivas, durante as quais são apresentados e discutidos os conceitos. Leituras de textos e realização de exercícios práticos, estudos de casos, seminários e palestras são essenciais para dinamizar as aulas teóricas e consolidar os conceitos, além de permitir avaliar o grau da aprendizagem do discente em relação ao conteúdo ministrado e sua contextualização dentro dos diversos processos da Administração.
Sistema de Avaliação:
A avaliação do aproveitamento do aluno realizar-se-á por meio de três instrumentos diversificados de avaliação, identificados como AV1, AV2 e AV3. As notas de

Relacionados

  • Rsma 3
    6565 palavras | 27 páginas
  • auditoria
    86194 palavras | 345 páginas
  • Educação
    72597 palavras | 291 páginas