Conten

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contenção de taludes utilizando cobertura vegetal a fim de evitar a erosão em áreas degradadas pela mineração

RESUMO

Como se sabe, a atividade extrativa mineral é uma das maisimportantes fontes para o PIB- Produto Interno Bruto- do país. Segundo o gráfico do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- de variações do PIB por setores, no ano de 2010, aextração mineral ocupou a primeira colocação do mesmo com 15,7% do total da participação do setor industrial.
O processo de extração mineral interfere diretamente á sociedade em geral e ao meioambiente. Muitas vezes tal processo é feito de forma desordenada e abusiva, e para que esta interferência seja feita de forma menos destruidora possível foram criadas leis específicas que visam ocuidado com as áreas a serem aproveitadas e a recuperação das mesmas. Segundo o projeto de lei nº 128, de 2003, é determinado que os projetos de recuperação ambiental de áreas degradadas poratividades da mineração sejam elaborados antes do início das atividades extrativistas atendendo à legislação ambiental e às determinações dos órgãos competentes do Sistema Nacional do MeioAmbiente – SISNAMA.
Apesar de haver uma legislação ambiental específica que exige das mineradoras a recuperação das áreas degradadas por elas, à fiscalização e controle das exigências postasem normal é precária, o que acarreta na situação atual das áreas aproveitadas: abandono das mesmas com solos inférteis com modificações do relevo e da topografia do terreno, destruição daflora e alterações na fauna, entre outros problemas. Outro motivo para as mineradora não investirem na recuperação dessas áreas é o alto custo que terão.
Diante disso o atual trabalho visademonstrar a possibilidade de recuperar áreas íngremes utilizando um meio de contenção da erosão de baixo custo, á implantação de vegetação, e incentivar a mentalidade sustentável no meio...
tracking img