Conteiners

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 DESENVOLVIMENTO

2.1 BREVE HITÓRICO

O container é um equipamento utilizado para transportar carga. Trata-se de um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convençõesinternacionais.
Nos séculos passados o comercio marítimo era dominante, os principais utilizadores eram os europeus, chineses e árabes de comércio internacional, porém eles não conseguiam criar uma forma de evitar as enormes perdas no transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga, toda mercadoria eratransportada em tonéis. O tonel, por ser uma embalagem resistente e de fácil manuseio, foi o sistema ideal que nossos antepassados encontraram para enfrentar as grandes dificuldades existentes nas operações de embarque e desembarque.

Ilustração nº01 – Transporte de tonéis dentro de um navio

O container surgiu em meados do século XIX, de acordo com a citação feita por John R. Immer, no livroContainer Services in the North Atlantic.
Em 1801, James Anderson escreveu sobre a possibilidade de uso do container, e, em 1906, iniciou-se o uso do container na Europa, conforme descrição e fotografia de uma unidade de dimensões 18'x8'x8', publicadas na revista norte-americana National Geographic Magazine, de abril de 1911.

Ilustração nº02 – Um dos primeiros tipos de containers

Em 1955deu-se o maior impulso na aplicação de contêineres para o transporte de mercadorias (sistema intermodal). No Estado do Alabama (USA), Malcom McLean estabeleceu a Sea Land Services Inc., uma companhia de navegação que adquiriu 37 navios para serviços exclusivos com contêineres, e estes com maiores dimensões e capacidade de peso, ou seja, 35'x8'x8'.

Em 1958 o mundo começou a sentir a necessidade depadronização das medidas desses containers. Somente então que na América a ASA e na Europa a ISO formaram seus respectivos comitês para estudar, normalizar e padronizar a fabricação desses receptáculos. Porém, como as dimensões propostas por uma divergiam da outra, o mundo esperou mais 10 anos por essa famosa unificação. Passados esses 10 anos, em 1968, o pensamento na Europa e nos Estados Unidosera o mesmo, motivo pelo qual a Organização Internacional de Normas para Manuseio de Materiais (ISO) formou o Comitê ISO-MH5 (AIN-MH5), original TC-104 e subcomitê ISO-TC-122, que recomendou unidades de 8'x8' (altura x largura) e comprimentos uniformes de 10', 20', 30' e 40 pés. Embora existam diversos tipos de comprimento de contêineres, a maioria é de 20 ou de 40 pés, e para fins de estimativaou de estatísticas, usa-se o termo TEU (Twenty Foot Equivalent Units), pelo qual cada contêiner de 40 pés é contado como equivalente a dois contêineres de 20 pés.
Na atualidade o container é visto não só em todos os portos e adjacências, mas também em caminhões, nas estradas e em longas fileiras de vagões em ferrovias é um fantástico sistema de transporte responsável pela movimentação de 95% dacarga geral hoje conduzida pela frota mercante mundial.
2.2 Tipos de containeres, dimensões, peso e padronizações
Existem inúmeros tipos de containeres, para diversas formas, tamanhos e tipos de cargas, porém eles possuem tamanhos padrões, normalmente de 20 ou 40 pés. Segue abaixo uma relação dos tipos mais comuns e mais utilizados de containeres.
Standard
É o mais utilizado entre todos devidoà sua versatilidade, atendendo as necessidades de cargas secas, granéis e também as cargas úmidas e/ou líquidas.
Comp.
(pés) | CxLxA ext.
(mm) | CxLxA int.
(mm) | Capacidade
Peso/Volume
(t/m³) |
20´ | 6.058x2.438x2.591 | 5.906x2.340x2.388 | 21,6/33,2 |
40’ | 12.192x2.438x2.591 | 12.044x2.342x2.380 | 26,5/67,7 |

Aéreo
Utilizado apenas em aviões, possui inúmeros tamanhos.

Dry...
tracking img