Contas a pagar

Páginas: 3 (542 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Princípios Fundamentais do Controle Interno
A manutenção frequente do sistema de controle interno é de grande relevância para verificação do cumprimento do que foi determinado no sistema por partedos funcionários, e/ou se o sistema não deveria ser adaptado a novas circunstâncias. Segundo Crepaldi (2011, p. 392) “não adianta a empresa implantar um excelente sistema de controle interno sem quealguém o verifique periodicamente”.
Abaixo os princípios e fundamentos do controle interno:
Responsabilidade: a responsabilidade na elaboração de um sistema de controle interno é da administração daempresa. Esta além de elaborar o controle interno, deve delegar a cada funcionário, sua respectiva atribuição. Tal fato é importante para assegurar que, todos os procedimentos da empresa estão sendorealizados, evitar e detectar possíveis erros, e também identificar as responsabilidades “por eventuais omissões na realização das transações da empresa” (ALMEIDA, 2010, p.43);
Rotinas Internas: Aadministração deve definir todas as rotinas de controles internas. Isso deve ser feito, no manual de organização da empresa e de acordo com Almeida (2010), tais rotinas compreendem: formulários internos eexternos, evidências das execuções dos procedimentos de controle, os procedimentos internos dos diversos setores da empresa.
Acesso aos ativos: A empresa deve limitar o acesso dos funcionários aosativos da empresa. A limitação é feita para evitar possíveis desvios, seja de bens físicos ou desvios de dinheiro através de cheques, operações bancárias entre outros.
Segregação de funções: “Asegregação de funções consiste em estabelecer que uma mesma pessoa não possa ter acesso aos ativos e aos registros contábeis, devido ao fato de essas funções serem incompatíveis dentro do sistema decontrole interno.” (ALMEIDA, 2010, p.46). O ideal seria que dois ou mais funcionários estejam responsáveis por uma determinada função, como por exemplo, lançamentos de movimentação bancária, saques e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contas a pagar
  • Contas a pagar
  • contas a pagar
  • contas a pagar
  • Contas a pagar
  • CONTAS A PAGAR CONTAS A RECEBER
  • Contas a pagar
  • Contas a pagar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!