Contailidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade e Fiscalidade

Aplicações Informáticas de Contabilidade Analítica

Realizado por:

Índice
Escrever título do capítulo (nível 1)1
Escrever título do capítulo (nível 2)2
Escrever título do capítulo (nível 3)3
Escrever título do capítulo (nível 1)4
Escrever título do capítulo (nível 2)5
Escrever título do capítulo (nível 3)6

Introdução

No âmbito da disciplina deContabilidade e Fiscalidade elaboramos um trabalho sobre Aplicações Informáticas de Contabilidade Analítica. Esperamos que com a realização deste trabalho possamos mostrar de forma simples clara e concisa tudo o que envolve as aplicações informáticas em termos da contabilidade.

Período Empírico

Até finais do século XV (1494) a contabilidade é essencialmente prática, não ultrapassando o registosimplista e incompleto da realidade económica observada.

Período Legalista (1494 a 1920)

Em 1494 foi o ano em que o Italiano Luca Pacioli escreve a obra “Summa de arithmética, geometria, proportioni et proportionalita”. Nesta obra ele descreve, pela primeira vez o célebre principio das “partilhas dobradas” que veio revolucionar a técnica contabilística.

Fase Económica (1920 a 1950)

ComGuerra (1914-1918), surge na Alemanha uma inflação galopante. A contabilidade não transmitia uma imagem verdadeira do património, na medida em que o valor contabilístico dos bens alterava-se continuamente. Por exemplo os comerciantes, contabilisticamente, apresentavam grandes lucros, quando na realidade encontravam-se numa situação financeira cada vez mais delicada. Gera-se o descrédito nacontabilidade, é colocada em causa a subordinação da contabilidade quanto aos aspectos jurídicos. Passa-se a dar maior atenção aos aspectos económicos, numa séria tentativa de conferir maior validade àquelas informações.

Em 1919, Eugene Schmalenbach, publica “O Balanço Dinânico” A qualidade das informações contabilísticas fica estritamente vinculada ao conhecimento da realidade económica.

Em 1929,o crash da bolsa de Wall Street afectou de forma sem precedentes a economia americana com repercussões mundiais.

Fase Formalista (de 1950 aos nossos dias)

Na II Guerra Mundial surgem problemas como o facto de se determinar qual a ordem de aterragem de uma esquadrilha de caças que após uma missão de combate que retorna com quantidades reduzidas, mas distintas, de combustível em cada avião. Éentão neste período que surge a Investigação Operacional, conjunto de novas técnicas quantitativas. Constata-se que a Investigação Operacional pode ser aplicada, com resultados surpreendentes, aos mais diversos ramos da actividade científica, sempre que pretende escolher a melhor de entre várias opções possíveis. No entanto a aplicação destas novas técnicas à contabilidade é difícil dado o atrasoem que se encontram os estudos metodológicos da ciência da contabilidade. Assim partir de 1950, vários autores passam a dedicar-se ao estudo e análise formal da contabilidade tendo sido estabelecida a formalização rigorosa da teoria contabilística pelo canadiano
Richard Mattessich em 1964.

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL

Enquadramento Histórico

Até meados do século XVIII a situaçãonão apresentava grandes diferenças em relação ao resto do mundo. A contabilidade dos comerciantes era empírica e desenvolvida ao gosto de cada um, embora em alguns casos já se aplicasse as regras das partilhas dobradas. No século XVIII dá-se a expulsão dos Judeus que levaram os conhecimentos de contabilidade com eles. A contabilidade Pública era efectuada numa óptica de caixa e apresentavagrandes lacunas em termos de organização e funcionamento. O Estado apresentava problemas financeiros até para pagar aos seus funcionários.

No ano de 1755 (ano do Terramoto), José Sebastião de Carvalho e Melo, ascende ao cargo de 1º Ministro. Embora controversa é notória a obra deixada por Marquês de Pombal. Marquês de Pombal reconheceu a necessidade de organizar a actividade comercial e industrial...
tracking img