Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TMA – TAXA MINIMA DE ATRATIVIDADE
A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é a taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz uminvestimento e, que pode ser definida de acordo com a política de cada empresa.
No entanto, a determinação ou escolha da TMA é de grande importância na decisão deinvestimento. Para Galesne; Fensterseifer & Lamb (1999), a taxa de desconto, ou a TMA mais apropriada para decisões de investimento é a taxa do custo de capital.
JáGitman (2001) considera o custo de capital como o retorno exigido pelos financiadores de capital para a firma, e, portanto, a TMA que a firma deveria considerar emseus projetos de investimento.
A escolha do método e da TMA na análise de projetos de investimento é essencial. Desta forma, pode-se relacionar algumas questões quedeveriam ser consideradas ao se adotar o custo de capital como a TMA na análise de projetos de investimentos:
− Firmas com mais de um negócio, podem ter maisdificuldades.
− Utilizando-se o CmePC global para a análise de projetos de investimento, torna-se importante considerar os riscos ajustados a cada projeto, sob a pena derejeitar ou aceitar projetos inadequados ou importantes para a firma.
− O denominado custo de agência (conflito de interesses entre acionistas e executivos), podeestar presente na tomada de decisão de projetos de investimento, pois os executivos podem ser levados a optar por projetos de menor risco.
− Limitações paraidentificar e mensurar o custo de capital.
− Considerar preços ou valores contábeis na mensuração do custo de capital da firma pode ser mais uma dificuldade, entre outros.
tracking img