Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA
GESTÃO FINANCEIRA DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS
EMPRESAS (MPMEs): NECESSIDADE E APLICABILIDADE.

Juliana

RESUMO

O presente estudo explora inicialmente o universo da pequena empresa tratando da questão de sua definição e classificação sob uma perspectiva global. Evidencia sua importância econômica e social através da exposição de dadosestatísticos abrangendo as principais regiões do país e alguns dados do exterior. A seguir, investiga o desafio de sobrevivência dessas pequenas organizações no Brasil e busca identificar os principais fatores internos e externos que exercem influência sobre o seu sucesso e insucesso. Diante de tais fatores, objetiva contribuir especificamente a problemática da discutível capacidade gerencial da pequenaempresa, de sua fragilidade administrativa e de sua carência de informações gerenciais. Como resultado do estudo, apresenta ferramentas construídas à luz da Ciência Contábil sob seu enfoque gerencial, adaptada de maneira a atender a gestão financeira das pequenas empresas. No desenvolver do trabalho, verifica-se que a Contabilidade Gerencial pode contribuir positivamente para o sucesso da pequenaempresa, contudo para viabilizar sua implantação e compreensão por parte dos empresários de pequena empresa é necessária a adaptação de alguns instrumentos contábeis como: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Plano de Contas, Centro de Custos, e Fluxo de Caixa.

1 INTRODUÇÃO

Nos séculos IX e XX o poder econômico das grandes potências se caracterizou pelo domínio dagrande empresa onde os Estados viam nelas a oportunidade de crescimento e desenvolvimento econômico. A gerência científica, o controle do tempo e movimentos (taylorismo), a produção em série e a massificação do produto (fordismo) mostram o esforço empreendido em favor das grandes organizações.

Contudo, segundo ACS uma visão alternativa sobre a economia, tem sugerido que as pequenas empresas estãocumprindo um papel muito mais importante do que se pensava anteriormente. Esta visão é fruto do reconhecimento da capacidade da pequena empresa de contribuir, mais eficazmente, ao desempenho da política do Estado, ao fortalecimento econômico e a um desenvolvimento social verdadeiro.

Atualmente, a discussão sobre a importância da pequena empresa é longa e aponta o seu incentivo como soluçãopara o desenvolvimento do país e solução de problemas diversos de natureza social. Neste sentido, BARROS (1978, p. 61), comenta que a pequena e média presa “ ... tem uma substancial importância [para o país] em seu processo evolutivo, contribuindo significadamente, quer seja do ponto de vista econômico, quer seja do ponto de vista social e inclusive político”.

Devido ao seu grau de importância e abaixa taxa de sobrevivência identificada nas empresas desse porte, diversas entidades públicas e privadas dedicam-se ao estudo da problemática dessas empresas. Segundo MORAES (Apud PINHEIRO,1996) , identificar os fatores que exercem influência sobre o sucesso e o insucesso das empresas tem sido um dos objetivos mais almejados por pesquisadores.

Entre os vários fatores que contribuem para altataxa de rotatividade das pequenas empresas, destaca-se aqui, o de aspecto gerencial, denunciando o problema da discutível capacidade gerencial dessas pequenas empresas (PINHEIRO, 1996), da fragilidade administrativa e organizacional (CAVALCANTI apud PINHEIRO, 1996) e de práticas e costumes comuns nestas empresas consideradas como forças restritivas ao seu desenvolvimento (BARROS, 1978).

Opresente trabalho orienta-se pelo estudo e identificação de ferramentas gerenciais que possam ser aplicadas à pequena empresa como meio de orientar às decisões dos empresários. Verifica-se que, em muitas vezes, nessas empresas as decisões são tomadas com base no sentimento (KASSAI, 1997) ou na maioria dos casos, por improvisação (PINHEIRO, 1996).

Em seu trabalho BARROS (1978, p.24) observa que...
tracking img