Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FSDB/SERVIÇO SOCIAL:
A PERSPECTIVA ACADÊMICA SOBRE O TEMA A AMAZÔNIA PODE SER SUSTENTÁVEL NUM PAÍS INSUSTENTÁVEL NUMA SOCIEDADE GLOBAL INSUSTENTÁVEL?

Diego Correa
Jorge Mario 1
Marcelo Coutinho1
Rogério José1
Tatiane Pinto1

1. INTRODUÇÃO
Essa pesquisa visa mostrar as ideias dos acadêmicos do curso de Serviço Social da FSDB sobre o tema A Amazônia pode ser sustentável numpaís insustentável numa sociedade global insustentável?. Também aborda-se como os mesmos percebem questões como as relações, FSDB, meio ambiente e sociedade. Foi realizada durante o período de aulas no horário noturno na 1ª quinzena de novembro de 2011, na própria instituição (FSDB, Manaus, AM) visto que a maioria dos acadêmicos são jovens trabalhadores. Foram entrevistados 40 acadêmicosaleatoriamente, mais que se prontificaram a responder às questões. Ainda que este tema seja do interesse de todos, os entrevistados manifestaram interesse em colaborar aos acadêmicos nesta pesquisa, porém surgiu um desinteresse em relação ao assunto. Em sua maioria os mesmos conseguiram posicionar-se criticamente em relação às perguntas feitas.

2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE
ParaMedina (1996), meio ambiente deve ser entendido como o resultado das relações de intercâmbio entre sociedade e natureza em um espaço e tempo concretos. Analisando este pensamento fica bem claro perceber que o ambiente e gerado e construído ao longo do processo histórico de ocupação e transformação do espaço por parte de uma sociedade ou seja somos os maiores responsáveis por todos os problemasambientais que afetam hoje nosso planeta.
Para Brügger (1994), meio ambiente deve ser considerado em sua dimensão histórico-cultural. Ou seja, em nosso ponto de vista a questão do meio ambiente atual adota uma nova compreensão com novos paradigmas, na qual a sociedade passa a encarar com um maior cuidado. Classificamos em:
* Vertente ecológica preservacionista
* Problemas de degradação ambiental* E questão sócio ambiental
Para Moscovici (1987), somos parte da Natureza e por razões, não só, mas também biológicas, transformamo-la e isso faz parte de nosso processo histórico-cultural. Somos os maiores responsáveis em alterar os recursos que a natureza nos propicia na, nossa intervenção e muitas vezes feita somente em beneficio próprio sem se preocupar com os efeitos que poderão ocorrerfuturamente.

2.2 CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O desenvolvimento sustentável, que tomou forma ao final dos anos 1980, após décadas de degradação socioambiental sem precedentes, foi consagrado em 1992, no Rio-92, mas continua até hoje mal compreendido. Sustentabilidade significa sobrevivência, entendida como a perenidade dos empreendimentos humanos e do planeta. Por isso, odesenvolvimento sustentável implica planejar e executar ações – sejam elas de governos ou de empresas, sejam elas locais, nacionais ou globais – levando em conta, simultaneamente, as dimensões econômica, ambiental e social. Mercado + sociedade + recursos ambientais: esta é a chave para a boa governança. Não é tarefa simples, pois exige radical mudança de mentalidade. O setor empresarial moderno tem evoluídorapidamente nesse sentido, impulsionado em grande medida pelos desejos e tendências dos consumidores, que cada vez mais recorrem aos valores da cidadania, como ética, justiça e transparência, para tomarem suas decisões de compra. (ALVES, 2010, p.1)
Quanto ao desenvolvimento sustentável, está na hora do povo acordar. A humanidade pensa muito pouco sobre os recursos naturais que sãofinitos. Que num dado momento não tem mais para explorar. A situação é séria. Vem o desenvolvimento "crise" não respeitando a si próprio e o meio. O irracional perdura na destruição. Até que haja e que cumpra assiduamente e principalmente se discuta por um sistema político que vem ao encontro da participação de toda uma sociedade e que o cidadão participe nos processos de decisões e que realmente...
tracking img