Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O trabalho proposto na primeira etapa das atividades práticas supervisionadas está subdividido no conceito de planejamento e suas tipologias, ou seja, os diferentes tipos de planejamento. Estudaremos vários autores além dos já citados no PLT, onde pretendemos demonstrar suas opiniões e confrontando-as para definirmos a importância do planejamento.
O principal objetivo desse trabalhoé demonstrar como são utilizados os vários tipos de planejamento dentro das organizações em suas diversas características.
















PLANEJAMENTO
Planejamento serve como guia para o melhor desenvolvimento de uma organização, quais os caminhos ela deve seguir, definindo sempre seus objetivos principais para obtenção de equilíbrio dentro da empresa para um melhorfuncionamento da mesma, construindo sempre caminhos traçados para não sair do objetivo, por tanto é preciso um apoio de todas as partes da organização, considerando sempre o passado, presente e futuro lembrando sempre de utilizar os recursos que a empresa possui. O planejamento serve para almejar respostas para os problemas da organização a fim de obter resultados positivos futuramente, mantendo sempre ofoco.
Existem três tipos de planejamento: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
Planejamento estratégico é o mais amplo dos três, pois abrange todo ambiente organizacional da empresa, apresenta também duas dificuldades básicas que são a exigência ambiental e o planejamento de ações futuras. Lembrando que planejamento estratégico se estende em longo prazo,por abordar a empresa como um todo. Segundo a oitava edição do livro estratégia de empresas da FGV “O planejamento estratégico é um sistema de levantamento e avaliação de situações atual com o objetivo de definir a estratégia da empresa e ao qual devem subordinar-se todas as suas decisões e operações”.Já na visão Martinho Isnard Ribeiro de Almeida no seu livro de manual de planejamento estratégico “O planejamento estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar as ideias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir (estratégia)”.
O planejamento tático é o que ajuda a integrar os níveis estratégico e operacional, é onde cada setor éresponsável por elaborar seu plano, ajudando a abranger e desenvolver seus recursos interiores tem como finalidade atingir os objetivos de seus departamentos, sendo que o mesmo é projetado em médio prazo. É baseado em hipótese da realidade atual e futura, sendo as tomadas de decisões sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas como os níveis intermediários da empresa abaixo dahierarquia organizacional. Podemos citar como exemplo o simples fato de contratar um novo funcionário.
Planejamento tático segundo o livro Administração Novo cenário Competitivo 2º edição de Batman Snell, “O planejamento tático traduz objetivos e planos estratégicos mais amplos em metas e planos específicos que são relevantes para uma parte definida da organização, geralmente uma área funcional, comomarketing ou recursos humanos”.
Já pela visão de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, no livro Planejamento Estratégico, 22º edição, “Planejamento estratégico tem como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia pré-determinada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório daempresa”.
Planejamento Operacional é baseado em como e o que fazer em níveis distintos e ao seu desenvolver, integra o dia a dia em nível operacional, focado sempre nos detalhes das atividades, sendo executado somente em curto prazo, dando ênfase em bons resultados.
Pela Visão de Batman Snell
“Planejamento Operacional identifica procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis...
tracking img