Contabilidade

O PRINCÍPIO DA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Desde os primórdios, já havia a necessidade do homem organizar, administrar e mensurar seus pertences. Assim, de forma simplória e rudimentar nossosancestrais faziam uso da contabilidade utilizando técnicas arcaicas para o controle do seu patrimônio, tornando essas ações o ponta-pé inicial para o surgimento da contabilidade. Como aponta Sérgio deIudícibus:

O homem primitivo ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar decontabilidade. (IUDÍCIBUS, 1977, p. 30)

Esse estudo tem como base a evolução da contabilidade, utilizando-se para este fim, a história da área contábil desde os primórdios até a atualidade,objetiva-se com isso demonstrar que a contabilidade também se transformou diante de tantas mudanças e do desenvolvimento das relações sociais, sendo considerada relevante para todas as relações e diantedisso, valorizando cada dia mais o profissional da área contábil.
Inicialmente, verifica-se que a história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização, nota-se que estáligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar osfins propostos.
Verifica-se que tal estudo tem a finalidade de mostrar desde o período antigo, passando pelos mundos medieval, moderno, até chegar ao mundo científico, isto é, os dias de hoje. Oamadurecimento da contabilidade diante da complexidade das relações comerciais, a valorização da área, do desenvolvimento, da expansão das relações e da própria sociedade, que a cada ano entende o espaçoque a contabilidade tem atualmente em todas as vertentes da vida patrimonial, já que para qualquer negociação a área contábil se faz presente sendo relevante a sua participação.
Quando o homem...
tracking img