Contabilidade

O PRINCÍPIO DA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Desde os primórdios, já havia a necessidade do homem organizar, administrar e mensurar seus pertences. Assim, de forma simplória e rudimentar nossos ancestrais faziam uso da contabilidade utilizando técnicas arcaicas para o controle do seu patrimônio, tornando essas ações o ponta-pé inicial para o surgimento da contabilidade. Como aponta Sérgio deIudícibus:

O homem primitivo ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade. (IUDÍCIBUS, 1977, p. 30)

Esse estudo tem como base a evolução da contabilidade, utilizando-se para este fim, a história da área contábil desde os primórdios até a atualidade,objetiva-se com isso demonstrar que a contabilidade também se transformou diante de tantas mudanças e do desenvolvimento das relações sociais, sendo considerada relevante para todas as relações e diante disso, valorizando cada dia mais o profissional da área contábil.
Inicialmente, verifica-se que a história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização, nota-se que estáligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Verifica-se que tal estudo tem a finalidade de mostrar desde o período antigo, passando pelos mundos medieval, moderno, até chegar ao mundo científico, isto é, os dias de hoje. Oamadurecimento da contabilidade diante da complexidade das relações comerciais, a valorização da área, do desenvolvimento, da expansão das relações e da própria sociedade, que a cada ano entende o espaço que a contabilidade tem atualmente em todas as vertentes da vida patrimonial, já que para qualquer negociação a área contábil se faz presente sendo relevante a sua participação.
Quando o homemdeixou de fazer a troca de mercadorias e passou a comercializa-las, geraram-se lucros pelas transações comerciais feitas em troca por moeda, tornando a atividade comercial mais complexa e levou o homem a ver a necessidade de documentar, registrar seus lucros ou prejuízos, surgindo, assim, a contabilidade.
Com o passar dos tempos, a sociedade foi crescendo e junto com ela a contabilidade evoluiu, oque se pode notar que a atividade contábil acompanha a sociedade em suas mudanças e modernizações.
A contabilidade já era vista desde as primeiras civilizações, mostrando-nos que sua história é bem antiga e extensa. Mas para compreendermos como surgiu a contabilidade e porque na prática, ela possui características próprias de execução, como afirma Antônio Lopes de Sá:

Para que se compreenda acontabilidade, pois, como ramo importante do saber humano que é necessário se faz remontar as suas profundas origens. (SÁ, 2002, p.21)

As origens da história da contabilidade vai mostrar sua evolução e quais os fundamentos utilizados para a formação do pensamento contábil, conforme as atividades ainda arcaicas se tornaram necessárias para historia da humanidade e até essas atividades setornarem ciência.
Nos tempos remotos da humanidade havia somente a organização econômica da agricultura e do pastoreio, que foi organizado através do direito do uso do solo que define a divisão das propriedades, acarretando o rompimento da vida em comunidade.
Quanto mais a sociedade evoluía em suas atividades financeiras, mais se via quão importante à administração para a organização de seupatrimônio, pois o homem estava confuso por não ter o conhecimento sobre seus ganhos e/ou perdas, e segundo Zanluca:

As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C....
tracking img