Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

1.Rotinas Trabalhistas
Contribuição Sindical;
Descontos de Inss e IRRF dos Empregados;
Faltas;
Horas Extras;
Pagamento e desconto de RSR;
Encargos Sociais – INSS parte da empresa e FGTS.

2. Cultura e Clima Organizacional

3. Processo Contábil
Lançamentos Contábeis no livro Diário;
Lançamentos Contábeis no Livro Razão;
Balancete de Verificação.

4. JurosCompostos
Taxas de Juros Nominais;
Taxas de Juros Efetivas;
Taxas de Juros Proporcionais;
Taxas de Juros Equivalentes.

1. ROTINAS TRABALHISTAS

* Contribuição Sindical: O artigo 149 da Constituição Federal prevê a Contribuição Sindical, nos seguintes termos: "Art. 149 - Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e deinteresse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.Parágrafo único - Os Estados, o Distrito Federal e os municípios poderão instituir contribuição, cobrada de seus servidores, para ocusteio, em benefício destes, de sistemas de previdência e assistência social." Os artigos 578 e 579 da CLT prevêem que as contribuições devidas aos sindicatos, pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades, têm a denominação de "Contribuição Sindical".Ninguém é obrigado a filiar-se a sindicato, mas todas pertencema uma categoria, tanto que são obrigadas a contribuir anualmente, em virtude disso fazem jus a todos os direitos dispostos na convenção coletiva, inclusive o dissídio. Algumas pessoas utilizam-se da terminologia "imposto sindical"
* Desconto de INSS e IRRF dos Empregados: A Previdência Social pode ser definida como um seguro social, que garante ao trabalhador e aos seus dependentes, amparoquando ocorre a perda, permanente ou temporária, em decorrência dos riscos que se obriga a sofrer. Obedecido sempre o teto do Regime Geral de Previdência Social – (RGPS). Ela está inserida em um conceito mais amplo que é o da Seguridade Social, que por sua vez está dividida em três áreas de atuação: saúde, assistência social e previdência social. Segundo Soibelmann, trata-se de um "[...]conjunto demedidas que garantem os riscos decorrentes da incapacidade de trabalho do indivíduo e a sua aposentadoria. Entre os benefícios da previdência social, contam-se, entre outros, os seguintes: auxílio-doença; pensão por morte; aposentadoria por invalidez, velhice ou tempo de serviço; auxílio-funeral; assistência médica; abonos e pecúlios diversos."[1]A Previdência Social paga, atualmente, mais de 22milhões de pessoas. Estima-se que, direta e indiretamente, esteja beneficiando 77 milhões de pessoas,[2] sendo, assim, um fator muito importante no combate à pobreza e à desigualdade, promovendo aos idosos e as pessoas por ela beneficiadas uma relativa estabilidade social. O sistema previdenciário engloba uma grande massa de recursos e obrigações e, para que ele continue a funcionar, é necessárioque cada participante contribua com parte de sua renda durante sua vida ativa. Funciona da seguinte maneira: o trabalhador ativo de hoje financia os inativos, e posteriormente aqueles serão financiados por trabalhadores ativos quando chegarem à inatividade. |
* Faltas: São as ausências do trabalhador no local de trabalho e durante o período em que devia desempenhar a sua actividade.Podemainda ser períodos inferiores ao período diário, os quais se somam até perfazer um dia de trabalho para efeitos de uma falta.Nos casos em que os períodos diários sejam variáveis, conta como dia completo de trabalho o de menor duração.
 Quais são as faltas justificadas e injustificadas?
São as ausências do trabalhador no local de trabalho e durante o período em que devia desempenhar a sua...
tracking img