Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade

1. Quais são os objetivos da Contabilidade?
O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico - administrativas.

2. Quais são os objetos da contabilidade?
O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico – administrativas.

3. Onde podemos aplicar a contabilidade?
Ocampo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômico
administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias etc.

4. Quem são os usuários da contabilidade e o que procuram?
Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade as suasrespostas. São os administradores, investidores, fornecedores, bancos, governo, empregados, sindicatos, concorrentes etc.

5. Quem são os profissionais contábeis e que áreas podem atuar?
Responsáveis pela contabilidade, analistas de balanços, pesquisadores contábeis, etc.. Podem atuar como auditor, perícia contábil, professor de contabilidade.

6. Quais são os Pilares da Contabilidade?

Ospilares de contabilidade são as regras básicas da Contabilidade e divide-se em: postulados, princípios e convenções contábeis. Os postulados são: Entidade e Continuidade.


7. Faça um pequeno histórico do conceito de contabilidade?

É a ciência que estuda a formação e variação do Patrimônio. “É a ciência que estuda, registra e controla o Patrimônio das Entidades com fins lucrativos ounão”; “Instrumento de informações para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”.


8. O que é Patrimônio?
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoas, avaliado em moeda.

9. Qual a diferença entre contabilidade interna e externa?
Externa: é publicada extremamente e está disponível para o público; dever seguir as exigências legais e os princípios; reflete arealidade econômica – financeira do que aconteceu na empresa.
Interna: é confidencial, sendo distribuída apenas internamente na empresa; não se prende a nenhuma lei ou regra e pode assumir qualquer formato; fornecem meios para controlar o lado econômico financeiro da empresa, agora e no futuro.
10. O que são Bens e Direitos?
Bens são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas ede possíveis avaliação econômica. Podem ser:
- Materiais: corpórios ou tangíveis são os objetos que a empresa tem para uso (armários, prateleiras, computadores, máquinas, automóveis, etc.), troca (mercadorias e dinheiro) ou consumo (material de limpeza, material de expediente e material de embalagem).
- Imateriais: Incorpórios ou intangíveis correspondem a determinados gastos que pôr suanatureza, a legislação brasileira determina que façam parte do patrimônio. Ex.: gastos com organizações, reorganização da empresa, benfeitorias feitas pela empresa em bens de propriedades de terceiros.
Direitos: são todos os valores que a empresa têm para receber de terceiros, como duplicatas a receber, promissórias a receber, aluguéis a receber, etc.

11. O que são obrigações?
Constituemobrigações para a empresa todos os valores que ela tiver a pagar para terceiros (terceiros, neste caso, são os fornecedores, isto é, as pessoas que vendem para a empresa).

12. Dê a formação de um Patrimônio?

O Patrimônio é um conjunto de BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES avaliados em moeda e pertencentes a uma pessoa, entidade, instituições, empresas.


13. Evidencie o Patrimônio Liquido?|BENS + DIREITOS |OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS |
|BENS: |OBRIGAÇÕES: |
|Dinheiro |Empréstimos a Pagar...
tracking img