Contabilidade e o novo codigo civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE E NOVO CODIGO CIVIL

SUMÁRIO

Introdução _______________________________________________________ 3.

Justificativa sobre o Tema __________________________________________ 3.

Desenvolvimento __________________________________________________ 3.

Empresas e Empresários _____________________________________________ 3.
A Responsabilidade do ContabilistaPrevista no Artigo 1.182 ________________ 4.
A escrituração contábil uniforme ______________________________________ 5.
Formas de Escrituração e a Obrigatoriedade do Livro Diário _________________ 5.
Livros da Contabilidade e Inventário ____________________________________6.
Balanço Patrimonial e Balanço de Resultado Econômico ____________________ 7.
Registro Público de EmpresasMercantis _________________________________7.
Principais pontos positivos e negativos do Código Civil Atual ________________7.
Direito Empresarial e o Novo Código Civil ______________________________ 8.

Conclusão ________________________________________________________8.

Referências _______________________________________________________9.

A sociedade

É em umasociedade que o homem encontra o complemento necessário para o desenvolvimento de seu caráter e também a oportunidade de se relacionar com as pessoas, todos em busca de seus objetivos, essas relações interindividuais são formadas por diversos interesses é denominada interação social.
Nas sociedades a interação social se apresenta sob as formas de cooperação, competição e conflito, que são fenômenosnaturais á sociedade, podendo dizer que são inseparáveis.

Quanto mais complexa a sociedade e quanto maior o desenvolvimento, mas se sujeita as novas formas de conflito, assim descobrindo no Direito a abonação e o instrumento de apoio que protege a dinâmica das ações. Assim um aumento significativo na sociedade, não apenas a noção, mas a efetiva utilização dos instrumentos jurídicos paraalcançar a responsabilidade sem culpa.

Os profissionais contábeis brasileiros tiveram suas atividades ressaltadas de forma ampla no novo Código Civil, que assegura à categoria, definindo e responsabilizando os profissionais pelos atos relativos às escriturações contábeis. Tendo assim o novo Código Civil o objetivo de reestruturar as instituições empresariais regidas por lei, mostrando àsociedade a real importância do profissional contábil.

Com a publicação do Código Civil atual foram introduzidas também alterações nos procedimentos contábeis das empresas, bem como em relação à responsabilidade do contador e determinações nas sociedades empresárias. Observamos que algumas regras pré-existentes na legislação anterior que no Código Civil Atual foram alteradas, como veremosnos tópicos a seguir.

Justificativa

Esse trabalho para meu compreendimento foi muito importante, pois sabemos que todo profissional e principalmente o profissional da área contábil deve sempre se atualizar, assim se informado também sobre leis, ainda mais leis que modificaram tanto a área contábil. Este trabalho é destinado principalmente aos profissionais ou estudantes de contabilidade,direito ou administração, assim analisando a importância de uma lei especifica regulando um setor tão importante. A contabilidade teve sua valorização, desenvolvimento, responsabilidade reconhecida, sociedades regulamentadas, tudo isso através do Código Civil Atual, que só poderíamos conhecer todas essas informações e alterações com a produção deste trabalho.

Reflexos do Novo Código Civil naContabilidade

Empresa e empresários

No Código Civil atual foi implantado um novo tipo de societário, as sociedades simples, que tem como objetivo a pratica de atividades não empresariais. Também sofre alterações outro tipo de societário que foi modificado, foi a sociedade limita, assim essas mudanças estão relacionadas à forma de administração e constituição das sociedades.

As...
tracking img