Contabilidade e patrimonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumariando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Evidentemente, o processo decisório decorrente das informações apuradas pela contabilidade não serestringe apenas aos limites da empresa, aos administradores e gerentes, mas também a outros segmentos: investidores, fornecedores de bens e serviços de crédito, bancos, governo, sindicatos, outros interessados.
Relatório contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade. Ele objetiva relatar às pessoas que utilizam os dados contábeis os principais fatos registrados poraquele setor em determinado período. Também conhecidos como informes contábeis, ou seja, toda a história de uma empresa é conhecida a traves de dados gerados pela contabilidade, ordenados e padronizados conforme normas, esses dados que permitem conhecer, saber os resultados alcançados pela empresa e também que facilitam a administração da empresa distinguem-se em obrigatórios e não-obrigatórios.Os relatórios contábeis obrigatórios são aqueles exigidos por lei, sendo conhecidos como demonstrações contábeis. A Lei das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada exercício social (ano), a contabilidade fará elaborar com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações contábeis:
• Balanço Patrimonial
• Demonstração do Resultado do Exercício
• Demonstração dos Lucroou Prejuízos Acumulados
• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
• Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
• Demonstração dos Fluxo de Caixa
• Demonstração do Valor Adicionado
• Notas Explicativas
Os relatórios contábeis não-obrigatórios, evidentemente, são aqueles não exigidos por lei, o que não significa que sejam menos importantes. Há relatórios não-obrigatóriosimprescindíveis para administração. Esses relatórios são criados de acordo com a necessidade de cada um, com o objetivo de facilitar o dia a dia de pessoas com eles envolvidas. Pode ser um relatório de contas a pagar, contas a receber, de custos ou despesas, sobre vendas, inadimplência e assim por diante, como já citei, são criados de acordo com a necessidade de cada um, em cada setor, em cadaempresa, inclusive independente do porte ou ramo de atividade.
Os fatos contábeis são ocorrências que alteram a composição do patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou específico, se propondo assim a apresentar as divergências e evidencias existentes em torno da conceituação dos fatos contábeis. Contudo podemos observar que o controle e a informação sobre o patrimônio. A informação hoje é um dosgrandes diferenciais da passagem para o terceiro milênio. Atualmente, o valor está centrado na cabeça e no esforço inteligente. Quem tem informação tem poder. E isto significa que a contabilidade por ser uma ciência cuja aplicação tem por objetivo, o controle e a informação de todo o Patrimônio.
Os fatos contábeis podem ser classificados em: Permutativos, Mistos Modificativos.
Os fatosPermutativos não alteram o Patrimônio Líquido, só há uma troca de valores entre duas ou mais contas. Podemos entender o que existe é uma redução de um valor e o aumento de outro integrante do patrimônio, ou simplesmente a inexistência de uma obrigação. Sendo que os modificam apenas a natureza dos elementos patrimoniais desenvolvidos.
Os Fatos Mistos são fatos que acarretam os dois fatos citados acimaocorrendo assim uma permuta juntamente integrada a uma modificação do patrimônio líquido, podendo ser um aumento ou redução, em que se distinguira conforme for a operação realizada pela empresa.
Os fatos Modificativos diminutivos ou aumentativos, não há somente uma troca entre duas contas, e sim o aumento das contas a serem utilizadas no ato em que se encontram, podendo aumentar as despesas, que...
tracking img