Jirwehohreou

1161 palavras 5 páginas
Motivação da aprendizagem
Funções dos motivos Motivar significa predispor o individuo a certo comportamento desejável naquele momento, ou seja , motivando o aluno a aprender.
Segundo Mouly existem três funções da motivação: Os motivos Ativam o organismo: Levam o individuo a uma atividade para satisfazer suas necessidades. Os motivos mantém o organismo ativo ate a necessidade ser satisfeita e a tensão desapareça. Os motivos dirigem o comportamento para um objetivo: Após o surgimento de uma necessidade , vários objetivos se apresentam como capazes para satisfazê-lá e reestabelecer o equilíbrio. É preciso que o organismo além de ativo , se dirija para um objetivo adequado.Então dentro de sala de aula deve se orientar o aluno aos objetivos que satisfaçam as necessidades individuais. Os motivos selecionam e acentuam a resposta correta: Assim as respostas que conduzem a satisfação das necessidades serão aprendidas , mantidas e provavelmente repetidas.
Teorias da motivação A motivação está presente em diversas teorias existentes na psicologia , entre elas as que estudamos esse semestre: A motivação na teoria do condicionamento: Primeiro é preciso lembrar que para a teoria do condicionamento a aprendizagem acontece por associação de determinada resposta a um reforço.Sendo assim esse comportamento precisa ser reforçado seguidamente. Portanto para a teoria do condicionamento em sala de aula haverá motivação para aprender na medida em que as matérias oferecidas estiverem associadas a reforços que satisfaçam as necessidades do aluno.

Teoria Cognitiva A teoria Cognitiva dá maior importância aos aspectos internos . Sendo assim o homem decide o que quer ou não fazer. Podendo assim se interessar por estudar determinada matéria por ser útil em determinada situação, ou apenas por se sentir bem.
Ou seja a motivação vem dos fatores internos.
Teoria Humanista Maslow , defende a teoria que o comportamento humano pode ser

Relacionados