Jirwehohreou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação da aprendizagem
Funções dos motivos
Motivar significa predispor o individuo a certo comportamento desejável naquele momento, ou seja , motivando o aluno a aprender.
Segundo Mouly existem três funções da motivação:
Os motivos Ativam o organismo: Levam o individuo a uma atividade para satisfazer suas necessidades. Os motivos mantém o organismo ativo ate a necessidade sersatisfeita e a tensão desapareça.
Os motivos dirigem o comportamento para um objetivo: Após o surgimento de uma necessidade , vários objetivos se apresentam como capazes para satisfazê-lá e reestabelecer o equilíbrio. É preciso que o organismo além de ativo , se dirija para um objetivo adequado.Então dentro de sala de aula deve se orientar o aluno aos objetivos que satisfaçam as necessidadesindividuais.
Os motivos selecionam e acentuam a resposta correta: Assim as respostas que conduzem a satisfação das necessidades serão aprendidas , mantidas e provavelmente repetidas.
Teorias da motivação
A motivação está presente em diversas teorias existentes na psicologia , entre elas as que estudamos esse semestre:
A motivação na teoria do condicionamento:
Primeiro épreciso lembrar que para a teoria do condicionamento a aprendizagem acontece por associação de determinada resposta a um reforço.Sendo assim esse comportamento precisa ser reforçado seguidamente.
Portanto para a teoria do condicionamento em sala de aula haverá motivação para aprender na medida em que as matérias oferecidas estiverem associadas a reforços que satisfaçam as necessidades do aluno.Teoria Cognitiva
A teoria Cognitiva dá maior importância aos aspectos internos . Sendo assim o homem decide o que quer ou não fazer. Podendo assim se interessar por estudar determinada matéria por ser útil em determinada situação, ou apenas por se sentir bem.
Ou seja a motivação vem dos fatores internos.
Teoria Humanista
Maslow , defende a teoria que o comportamento humano pode sermotivado pela satisfação de necessidades biológicas.
Segundo Maslow ,as necessidades são primarias ou básicas , mais apenas podem se manifestar quando as necessidades de ordem inferior forem satisfeitas.
Maslow esquematizou uma hierarquia de sete conjuntos de motivos-necessidades :
1° Necessidades fisiológicas: são oxigênio , liquido , alimentos e descanso.
2° Necessidades de segurança:Evitar o perigo , recuo diante de situações estranhas e não familiares.
3° Necessidade de amor e participação:expressa o desejo de todas as pessoas de se socializarem , se relacionarem afetivamente , de pertencer a um grupo.
4° Necessidade de estima: Procurar a valorização e o conhecimento por parte dos outros.
5° Necessidade de realização:Realizar planos , sonhos e alcançar objetivos.
6°Necessidade de conhecimento e compreensão:A curiosidade a exploração e o desejo de conhecer novas coisas, de adquirir mais conhecimento.
7° Necessidades estéticas:Busca constante de beleza.
A teoria humanista aproxima-se mais da teoria cognitiva , para essa ultima tudo se resume na satisfação de necessidades biológicas.
Teoria Psicanalítica
Segundo a teoria psicanalítica , que tem como fundadorFreud , as primeiras experiências infantis são os principais fatores para determinar todo o desenvolvimento posterior do individuo.A maior parte dos motivos que levam uma pessoa a agir de uma ou de outra forma , seria o inconsciente.
Caracterizando a motivação inconsciente, por exemplo a criança tem uma serie de impulsos e desejos que procuram satisfazer.Devido a uma serie de proibições sociaisesses desejos não podem ser satisfeitos , a partir daí esses desejos são reprimidos no inconsciente e La se reorganizam a fim de se manifestarem de outra forma, de maneira que não contrarie as normas sociais.
Para Freud o Aparelho psíquico compõe –se de três partes , que interagem constantemente:
Id – Ligado ao organismo físico, é hereditário, fonte de todos os instintos e impulsos.
Ego –...
tracking img