Contabilidade e aspectos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Conceito, objeto e objetivo da contabilidade.

A Contabilidade como ciência, tem evoluído durante os anos, criando novos conceitos mediante a sua utilização como uma ferramenta de gestão empresarial. Vários autores renomados do mundo contábil deram seus parecer ao respeito de esta ciência. A continuação algumas definições:

1. A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funçõesde orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica (Francisco D Auria da escola patrionalista).

2. A contabilidade é um processo de comunicação de Informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos (Hendriksen da escola norte americana).

3. Acontabilidade deve revelar, a qualquer momento, a posição econômica da empresa (Fayol do ponto de vista do administrador).

4. Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos,  com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico edecorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco 1996)

Esta última definição de um período mas moderno da contabilidade, evidencia a realidade atual de esta ciência, como auxilio para as tomadas de decisões dos gestores de empresas.

A contabilidade é um instrumento que fornece diversas informações úteis para tomada de decisão, dentro e fora das empresas. Por meio da contabilidadeé possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira das entidades. Utilizando de registros a contabilidade acumula e resume dados relacionados com o patrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.

O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, que é composto pelos bens + direitos + obrigações de uma entidade econômico-administrativa.

Patrimônio = Bens + Direitos +Obrigações

O Departamento Contábil é o responsável por realizar o demonstrativo de Balanço Patrimonial, sendo este papel da contabilidade.

II. Escrituração contábil.

A escrituração contábil e o registro dos fatos contábeis de acordo como o método das partidas dobradas, a entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processomanual, mecanizado ou eletrônico em correspondência com a documentação respectiva e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico. Comporta destacar o art. 1.009 do vigente Código Civil que impõe uma perfeita vinculação ao contabilista: A distribuição de lucros ilícitos ou fictícios acarreta responsabilidade solidária dos administradores que a realizem e dos sócios que osreceberem, conhecendo ou devendo conhecer-lhes a ilegitimidade.

As formalidades da escrituração estão expressas no Decreto Lei 486/1969 e ainda ser processada a partir da observância das Normas Brasileiras de Contabilidade. As normas oriundas do Conselho Federal de Contabilidade que tratam da escrituração contábil são chamadas NBC T. Entre tantas, vale destacar a NBC T 2, que prescreve osrequisitos mínimos que devem ser observados. A partir do cumprimento desta NBC T, há como consequência da escrituração o Livro Diário e o Livro Razão. O primeiro deve ser levado para registro na Junta Comercial ou no Cartório de Títulos e Documentos, conforme for o caso. O segundo fica como livro auxiliar, à disposição da fiscalização. O Livro Diário, registrado, se presta para produção de provas contraterceiros, não comportando dúvidas, exceto quando os lançamentos contemplem dolo ou má-fé, relativamente aos assentos efetuados. O regramento acerca das providências a cargo do contabilista quanto às demonstrações contábeis e à vista das disposições do RIR/99, exige que sejam transcritas no Livro Diário, pelo menos, o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício.

III. A...
tracking img