Contabilidade vs fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario

Conteúdo
Introdução 2
1. Contabilidade vs Fluxo de Caixa 3
2. Problemas Especiais 5
2.1 A Depreciação 5
3. Provisões Para Perdas 6
4. Equivalencia Patrimonial 7
5. A Inflação 9
6. Correção Integral a Valor Presente 10
7. Preços de Reposição 11
8. Porque a Vinculação entre a Contabilidade e o Fluxo de Caixa? 12
9. Porque o Regime de Competência? 13
10.Manipulações 14
11. A Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) E o Fluxo de Caixa 15
12. Referencias 18
13. Conclusão 17
ARTIGO: 20

Introdução

O referente trabalho apresenta o conceito de contabilidade em contra partida ao fluxo de caixa, de forma a apresentar que não são alternativos, mas sim formas que se completam ao se trabalharem em conjunto.
A uma grandeespeculação de que o fluxo de caixa têm uma superioridade em relação a demonstração contábil, porem como se verá isso não se torna viável se levando em conta aspectos internos e externos como por exemplo a inflação.

1. Contabilidade vs Fluxo de Caixa

Em relação ao referente artigo, como base se apresenta o aspecto contábil das demonstrações e o fluxo de caixa como complemento um do outro,sendo na adoção do custo histórico a vinculação entre Demonstrações Contábeis e Fluxo Financeiro, Balanço, Demonstração do Resultado e Fluxo de Caixa sedo essa vinculação automática e bem mais visível.
Para fins de atendimento dos usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis (também usualmente denominada "demonstrações financeiras") de acordo com asnormas regulamentares dos órgãos normativos.
Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, oresultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa emdeterminado período, e, ainda o Resultado do Fluxo Financeiro”. (MARION, 1998,380). Essa demonstração tem a característica de evidenciar as transações que efetivamente movimentam o caixa. O que poderia ser uma característica controvertida. O registro de movimentações de caixa é muito dinâmico; a demonstração de fluxo de caixa, tal qual as demais demonstrações, é estática, ou seja, reflete umdeterminado momento ou, mais propriamente dizendo, um determinado saldo disponível e reportado.
Muito se tem falado a respeito de uma "superioridade" do Fluxo de Caixa em relação a Demonstração do Resultado e da "volta da Contabilidade ao Custo Histórico Puro" e da maior utilidade do Regime de Caixa sobre o de Competência para fins gerenciais. Porém o artigo objetiva mostrar que tudo isso pode serválido.., para quem não entende de Contabilidade, ou não sabe de fato o que é Regime de Competência, não entendeu o que é fluxo financeiro na inflação ou então para quem esta sempre atrás de novos modismos, quaisquer que sejam, independentemente de uma analise critica e racional. (MARTINS, Eliseu jan 1999)
A capacidade preditiva da Demonstração do Resultado e a sua capacidade de verificação, emconjunto com a Balanço, da real evolução patrimonial é muito superior, a médio e longo prazo, à capacidade do Fluxo de Caixa. Este tem enorme utilidade para a verificação da evolução da liquidez e da posição financeira a curto prazo, perdendo muito no cotejo entre investimento e retorno por considerá-los desmembradamente. Alem disso. o Fluxo de Caixa e muito mais sensível a políticas de mudança de...
tracking img