Contabilidade Social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ÁREA DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS








GESTÃO SOCIOAMBIENTAL









São Paulo
2014
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ÁREA DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS


CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Marisa Melo – 904163
Priscila Miyata – 915378
Denis Gualter – 922510
Maria Clara – 923184
Carlos Henrique –930822
Thiago Cirqueira – 947211
Alexandra Dantas – 947229
TURMAS: 7°/ 8°A

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Socioambiental, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas, sob orientação do Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima.

São Paulo
2014
1. Na sua visão, quais são as preocupações dos investidores em relação aos possíveis passivos ambientais? Issopode trazer algum prejuízo aos investidores?
Estamos diante de um novo modelo estratégico, vivenciado por um ambiente onde os acionistas dividem espaço com a demanda dos chamados stakeholders (sociedade, clientes, funcionários e fornecedores), são eles que passam exigir das instituições maiores comprometimentos com as questões ambientais. Os assuntos ambientais estão crescendo em importância paraa comunidade de negócios em termos de responsabilidade social, do consumidor, desenvolvimento de produtos, passivos legais e considerações contábeis. Ao analisar todo esse contexto, os investidores passam a se preocupar com as questões internas e externas que norteiam a sustentabilidade, e passam a ter papel fundamental na garantia de preservação ambiental, e na qualidade de vida das comunidades eseus funcionários. A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da administração amplia substancialmente todo o conceito de administração. Os administradores cada vez mais têm que lidar com situações em que parte do patrimônio das empresas é simplesmente ceifada pelos processos que envolvem o ressarcimento de danos causados ao meio ambiente, independente desses danos poderem serremediados ou não. A partir da visão simplista de contabilidade foram relacionados aos passivos ambientais todas as obrigações e deveres com o meio ambiente, investimentos para reduzir geração de resíduos líquidos e sólidos, monitoramentos ambientais, compensações ambientais, tratamento de efluentes, sistemas de reuso de água, diagnóstico e remediação de áreas impactadas, entre outros. Dentre outras formade identificação do passivo ambiental temos o EIA (Estudo de Impactos Ambiental) e o RIMA (Relatório de Impacto ao Meio Ambiente), sendo que o EIA é elaborado na época de constituição da empresa e o RIMA elaborado periodicamente, para acompanhamento, dos impactos dos procedimentos operacionais das empresas.  Os efeitos da interação da empresa com o meio ambiente, de acordo com Ribeiro & Lisboa(1999), podem ser identificados mediante: 
- Os estoques de insumos antipoluentes para inserção no processo operacional; 
- Os investimentos realizados em tecnologias antipoluentes (máquinas, equipamentos, instalações, etc); 
- O montante de obrigações assumidas pela empresa para recuperação de áreas degradadas ou águas contaminadas e para pagamento de penalidades ou multas decorrentes de infraçõesà legislação ambiental; 
- As reservas para contingências constituídas com base na forte probabilidade de ocorrência de perdas patrimoniais provocadas por eventos de natureza ambiental;
- O montante de custos e despesas incorridos com vistas à contenção dos níveis de poluição e/ou por penalidades recebidas por procedimentos inadequados. 
Essas informações traduzem o empenho prático da organizaçãoem melhorar a qualidade ambiental do planeta e, por conseguinte, em demonstrar sua responsabilidade social, além de servir de parâmetro para a melhoria de suas congêneres. 
O passivo ambiental tornou-se um quesito elementar nas negociações de empresa, ou seja, na compra e venda, pois poderá ser atribuído aos novos proprietários a responsabilidade pelos efeitos nocivos ao meio ambiente provocados...
tracking img